Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Brasileirão: cinco lições que o São Paulo tirou da vitória contra o Athletico Paranaense

O São Paulo venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0 fora de casa em jogo adiado do Brasileirão e chegou a cinco vitórias seguidas após a Copa América

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/ São Paulo twitter oficial

O Athletico Paranaense recebeu o São Paulo nesta quarta-feira (21), na Arena da Baixada, em partida atrasada da décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor confirmou mais uma vez a boa fase e mesmo desfalcado conseguiu uma importante vitória por 1 a 0, com gol de Vitor Bueno. O resultado levou à equipe paulista à quarta posição na tabela, com os mesmos 30 pontos de Palmeiras e Flamengo e apenas dois atrás do líder Santos.

A emoção é aqui, no SBT!

#GrandeFinalnoSBT

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Confira cinco lições que o São Paulo tirou da vitória sobre o Athletico Paranaense:

1 – A luta pelo título é uma realidade para o Tricolor

Com a sequência de bons resultados após a Copa América, o São Paulo surgiu como um dos principais times no Brasileirão em termos de desempenho no segundo semestre e como consequência, foi ganhando posições na tabela.

A vitória desta quarta-feira não só colocou o Tricolor matematicamente com chances reais na briga pelo título, como também foi fundamental para confirmar este cenário do ponto de vista psicológico, motivando os atletas do clube paulista.

2 – Daniel Alves mudou o patamar da equipe (não apenas dentro de campo)

Muito se discutia sobre o real impacto da chegada de Daniel Alves no futebol apresentado pelo São Paulo e como o jogador da seleção brasileira poderia mudar o patamar da equipe tecnicamente. Nos dois primeiros jogos a resposta tem sido bem clara e positiva neste sentido.

A qualidade individual e do poder de decisão, que puderam ser observados com o gol diante da vitória contra o Ceará e nesta noite de quarta-feira, de forma indireta. Mesmo sem brilhar contra o Furacão, o camisa 10 chamou a marcação do adversário e abriu espaços para que os companheiros aparecessem livres nas investidas do time de Cuca no ataque, como no caso do gol, em que Liziero teve liberdade para acionar Vitor Bueno, que balançou as redes.

O “efeito Daniel Alves” fora das quatro linhas também é visível, mudando a atmosfera a motivação do elenco para entrar de vez na disputa pelo título.

3 – O elenco é essencial no Brasileirão

Há alguns meses uma vitória do São Paulo diante do Athletico Paranaense na Arena da Baixada era visto como um resultado bastante improvável. Diante do bom momento vivido pelo clube, a ideia de conquistar três pontos contra um dos melhores mandantes do país passou a ser vista como possível e real para os jogadores que entraram em campo nesta quarta.

Mesmo com Antony, Daniel Alves e outros importantes nomes em campo, o gol da vitória veio dos pés de Vitor Bueno, tido como coadjuvante ou suplente no elenco do Tricolor. O triunfo no Paraná demonstrou a importância de todas as peças do plantel para a luta pelo título no longo Campeonato Brasileiro. A exemplo do que ocorreu contra o Athletico, outros cenários semelhantes se apresentarão e com eles a necessidade de tirar o máximo de “heróis improváveis” no grupo.

4 – Novo ânimo e raça

O “novo São Paulo” tem apresentado uma importante marca que há tempos não se via na equipe: a raça e o espírito de vibração. Mais do que a qualidade e evolução técnica, o time de Cuca passou a demonstrar mais vontade, foco e intensidade durante as partidas, fator que cresceu após a chegada dos novos reforços.

5 – Exorcizar fantasmas está no caminho para o sucesso do time

Nas últimas partidas, o Tricolor vem superando antigos fantasmas e tabus que recentemente acompanhavam as campanhas do clube e aumentavam a pressão sobre os jogadores. A vitória por 3 a 2 contra o Santos já havia quebrado uma longa sequência sem triunfos em clássicos e nesta quarta mais um incômodo retrospecto foi superado.

Desde que a Arena da Baixada foi inaugurada em 1999, o São Paulo havia vencido apenas uma vez no estádio em que enfrentou o Athletico Paranaense em 19 oportunidades. O resultado desta noite ignorou tal escrita e deu confiança para que o time continue passando por cima destes obstáculos na disputa pela ponta do Brasileirão.

LEIA MAIS:

Saiba qual é o próximo jogo do São Paulo após vitória sobre o Athletico Paranaense

As melhores notícias de esportes, direto para você