Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Cinco melhores jogos de futebol para PC; veja lista

Lista preparada pelo Torcedores conta com estilos diferentes de jogos de futebol para PC

Filipe Carbone
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Arte/Filipe Carbone

Um dos esportes mais amados pelos brasileiros não poderia deixar de ser bem representado no mundo dos games. Os jogos de futebol para PC são feitos para todos os estilos de jogadores e de qualquer idade. Apesar de estarem disponíveis para diversas plataformas, como consoles e celulares, o Torcedores elaborou uma lista com jogos para você se divertir no computador.

Para isso, foi pensado tanto na potência do computador de cada um quanto na qualidade do jogo. Além disso, a lista conta com jogos clássicos de futebol, como FIFA e PES, até jogos menos conhecidos, mas que são de uma qualidade incontestável, como New Star Soccer.

New Star Soccer

A primeira versão de New Star Soccer foi lançada em 2003. Entretanto, o jogo está longe de ser um dos mais conhecidos de futebol. Com gráficos em 2D e jogabilidade limitada, ele não conquistou muitos jogadores. Mesmo assim é um dos jogos de futebol que mais faz você se sentir como um jogador.

No jogo você terá que ser um jogador de futebol que vai atuar na posição e função de sua escolha. Além disso, é possível definir as características do personagem para ficar o mais parecido em como você é de verdade, seja com altura ou peso.

Contudo, New Star Soccer cativo àqueles que o jogam pelo realismo que o jogo tenta trazer com o cotidiano. Apesar de ser jogador, você tem escolhas pessoais que vão interferir na jogabilidade. Você pode, por exemplo, ir para a balada e ver o seu desempenho no time despencar. Ou então focar totalmente na carreira e esquecer de dar atenção para a sua esposa.

Com um sistema de progressão, você pode começar na reserva e ir evoluindo os seus atributos a ponto de se tornar uma estrela do futebol. Além disso, conta com times de verdade, mas com nomes diferentes, que aumenta ainda mais a sua proximidade com o jogo.

Reprodução/Youtube

Football Manager

Football Manager foge totalmente dos estilos de jogos de futebol mais tradicionais. Ao contrário da maioria, você não é responsável por fazer gols e driblar os adversários. Entretanto, é totalmente sua função montar a equipe, selecionar táticas, escolher a melhor equipe técnica e garimpar bons jogadores no mercado.

A base de dados de Football Manager reúne jogadores e treinadores reais, assim, é a melhor forma possível de você se sentir um grande treinador. A realidade de Football Manager torna ele um dos melhores jogos de futebol para PC. Entretanto, usuário do Nintendo Switch também podem jogá-lo.

Divulgação/Nintendo

Brasfoot

Um dos jogos mais clássicos de futebol que surgiu em 2003 para PC. O jogo segue um estilo semelhante ao do Football Manager, mas conta com uma jogabilidade mais simples e funciona em praticamente todos os tipos de computadores.

Nele você consegue comandar e participar de competições nacionais e internacionais. Além disso, no Brasil, pode tentar fazer um time da Série D ir para a Série A, mas precisa se provar um bom técnico. À medida que o jogo foi evoluindo a jogabilidade evoluiu junto. Por isso, agora há mais detalhes para você explorar.

Reprodução/Internet

Rocket League

Apesar de ser um jogo moderno, Rocket League também está na lista de melhores jogos de futebol para PC. Lançado em 2015, o título foge totalmente do tradicional. Afinal, não é todo dia em que você vê carros jogando partidas de futebol.

Em Rocket League você forma equipes de até quatro jogadores que controlam outros veículos. Apesar das partidas dependerem da habilidade de cada jogador, a forma como o veículo é montada, com foguetes mais potentes, por exemplo, também dita o ritmo do jogo.

Como se pilotar carros para jogar futebol já não fosse estranho o suficiente, a bola de futebol é gigante e você pode fazer manobras incríveis com os carros. Entretanto, isso não diminui a qualidade do jogo. Muito pelo contrário. O jogo possui avaliação de 86% positiva no Metacritic, um dos sites de crítica de maior credibilidade.

Divulgação/Steam

FIFA World Cup Brazil 2014

Assim como FIFA, World Cup Brazil é um dos jogos de futebol para PC desenvolvido pela Electronic Arts. Inspirado totalmente na Copa do Mundo do Brasil, o título é similar aos clássicos de futebol como FIFA e PES. Entretanto, o jogo conta com diversas seleções que sequer estiveram presentes na Copa do Mundo.

Além disso, é a possibilidade de você se sentir dentro dos estádios do Brasil. Isso porque o jogo conta com o licenciamento de 12 estádios brasileiros, entre eles Maracanã, Arena Corinthians, Estádio Beira-Rio e Arena da Baixada. Como se não fosse o suficiente, outros seis estádios ao redor do mundo também estão licenciados para você participar das eliminatórias da forma mais fiel possível.

Contudo, um dos motivos mais especiais para esse jogo ter entrado na lista é a possibilidade de vingança. Use o seu talento nos jogos de futebol para PC para tentar se vingar de uma das maiores vergonha do futebol brasileiro. Refaça o duelo contra a Alemanha na Copa do Mundo e vingue a derrota por 7 a 1 do Brasil.

Divulgação/EA

FIFA ou PES

Para não ter confusão a lista vai contar com os dois jogos em uma posição só. Se por um lado há quem considere FIFA um dos melhores jogos de futebol, seja para PC ou console, há quem prefira PES. Por isso os dois vão ocupar a mesma colocação.

Com estilos bastante parecidos, os games contam com diferenças na jogabilidade. Entretanto, o conteúdo de jogo é basicamente o mesmo. Neles você tem a chance de levar uma equipe ao sucesso enquanto controla os jogadores.

Sobre as melhores versões do jogo isso vai variar um pouco. Há quem considere FIFA 2002 e 2004 os melhores da série, mas isso é muito pessoal. Já no caso do PES, alguns indicam o PES 2013 o melhor da franquia até hoje.

Reprodução/Internet

LEIA MAIS

10 jogos bons e leves que rodam em computadores fracos; veja lista

POKÉMON: Confira a lista dos melhores jogos mobile da franquia