João Menezes brilha e conquista a medalha de Ouro para o tênis brasileiro no Pan de Lima

Mineiro de Uberaba, João Menezes vence uma batalha duríssima de quase 2 horas e 30 minutos de jogo contra o chileno Tomás Barrios por 2 sets a 1 e conquista a medalha de Ouro na chave de simples do tênis masculino

Lucas Calegari
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Reprodução/Instagram-João Menezes

João Menezes tem apenas 22 anos de idade, mas já escreve seu nome na história do esporte brasileiro. O tênis tão amado e festejado aqui no Brasil, principalmente na época do Guga, tem passado por tempos difíceis. Nada melhor do que uma medalha de Ouro numa edição de Jogos Pan-Americanos para transformar isso.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Na campanha do título histórico foram cinco vitórias, com apenas três sets perdido em todo o torneio. Passou por dois argentinos e chilenos, e um uruguaio lá na sua estreia. Destaque para as vitórias contra Nicolás Jarry (CHI) nas quartas de final, atleta bem ranqueado e que está acostumado a disputar grandes torneios, jogando contra a nata do tênis mundial. E contra Facundo Bagnis (ARG) na semifinal, que era o atual campeão Pan-Americano.

Uma final dificílima, contra um chileno (aliás, mais um chileno! Nas últimas três vezes que um brasileiro chegou a final do tênis masculino numa edição de Jogos Pan-Americanos e venceu, todas foram contra rivais chilenos, em 2003, 2007 e agora 2019.) também jovem. Mas a idade esteve longe de ser algo que atrapalha-se  ou diminuí-se o nível técnico da partida.

Muito pelo contrário, vimos um belíssimo jogo de tênis, com muitas variações e jogadas terminando com pontos incríveis. No final valeu a “prematura maturidade” do garoto brasileiro João Menezes. Que cometeu menos duplas faltas, menos erros não forçados e com um belo ACE (ponto de saque) confirmou a sua medalha de Ouro.

Detalhe que no terceiro set o brasileiro chegou a ter seu serviço quebrado e estar perdendo por 2-0. Mas a partir daí jogou melhor ainda e conseguiu virar a parcial. Fim de jogo, vitória brasileira por 2 sets a 1, com parciais 7/5 – 3/6 – 6/4.

Grupo seleto de campeões

João Menezes é o sexto homem brasileiro a conquistar uma medalha de Ouro em Jogos Pan-Americanos na chave de simples do tênis. Ele se junta agora com: Ronald Barnes (1963), Thomas Koch (1967), Fernando Roese (1987), Fernando Meligeni (2003) e Flávio Saretta (2007).

Foto: Reprodução/Instagram-João Menezes

#PartiuTóquio2020

Com a medalha de Ouro conquistada neste domingo (04) nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, João Menezes já garante uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem (2020). Para que a sua vaga seja confirmada e o Brasil tenha ao menos um representante na chave de simples, basta ele estar colocado entre os 300 melhores do mundo no ano que vem, logo após o torneio de Roland Garros, quando será fechado o ranking para definir os classificados para as Olimpíadas.

Leia mais: É Ouro! Beatriz Ferreira conquista a medalha para o Brasil na categoria peso leve do boxe

Rayssa Leal, a “fadinha”, encanta o Mundo e com apenas 11 anos de idade se torna campeã mundial da SLS (Street League Skateboarding) etapa de Los Angeles