NBA Basketball School é inaugurada em São Carlos com a presença surpresa de Nenê Hilário; saiba mais

NBA Basketball School é um programa que tem três anos de existência e está há um ano no Brasil, ao todo 62 cidades já aderiram a escola

Tathiane Marques
Colaboradora do Torcedores.com, são-paulina e admiradora do EC Bahia.

Crédito: Reprodução/Twitter

Na tarde do último sábado (17), foi inaugurada mais uma NBA Basketball School, dessa vez a cidade contemplada foi a de São Carlos, no interior do estado de São Paulo. O evento aconteceu no no ginásio de esportes Clube dos Bancários e contou com a presença surpresa do pivô são-carlense Nenê Hilário que há 18 anos atua na NBA, defendendo atualmente a franquia Houston Rockets.

Também estavam presentes o técnico Nivaldo Carlos Meneghelli Júnior, o secretário municipal de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, além do presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Correia. Além dos representantes da Liga Centro Oeste Paulista, políticos e personalidades esportivas da cidade. Não podendo faltar Arthur Borelli, que é o representante do programa da NBA.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Durante o discurso de inauguração, o pivô brasileiro Nenê surgiu sem aviso prévio, surpreendendo Meneghelli e o levando as lágrimas de emoção com suas palavras.

“Sinceramente passou um filme em minha cabeça. Hoje estou de bonitinho. Mas ninguém sabe como foi o nosso começo. É uma coisa que arde. O Menega não foi meu professor, meu mentor, uma pessoa apenas. Ele é meu paizão. Estive anos com ele e vi seu sacrifício. Ele tirava dinheiro do bolso em prol do basquete. E a gente ia junto. Eu era puxado por ele. Hoje, com esta iniciativa, ele é merecedor. Brigou por isso. Agora vem o reconhecimento. Quem paga o mal com o bem e tem Deus em primeiro plano, irá vencer sempre. E isso vale para meu paizão”.

O representante dos Rockets aproveitou a oportunidade para falar sobre a chegada do programa em São Carlos:  “Mas temos que ter os pés no chão. Quem quer ser um atleta tem que treinar forte, ter dedicação e deixar a vida social de lado. A NBA School é um aprendizado, uma referência e uma oportunidade. Mas sem foco, sem determinação, nada adianta”.

O técnico Meneghelli que tem 43 anos dedicados ao esporte usou algumas palavras para enaltecer o projeto da NBA:  “Acredito que estamos abrindo as portas para o mundo. Já revelamos o Nenê e agora iremos buscar novos talentos”.

Siga o Torcedores também no Instagram

Outra grande presença no evento foi do armador Ratinho, que defendeu São Carlos e a seleção brasileira de basquete. O mesmo tem um projeto social em Guaíra que atende cerca de 150 crianças. E ficou impressionado com a dimensão do lançamento do projeto.

“O esporte é o melhor caminho para formar atleta e, principalmente, cidadão. Agrega caráter, disciplina, respeito, hierarquia. Esporte é a melhor ferramenta para mostrar os melhores valores do jovem. Meneghelli está nesta luta e com a vinda da NBA a tendência é melhorar ainda mais”.

O representante da NBA Basketball School, Arthur Borelli, explicou que a meta do programa é desenvolver física e socialmente o atleta. Além de citar que o método utilizado segue quatro pilares que são: a diversão, o desenvolvimento das habilidades, o desenvolvimento dos valores e o bem-estar.

“Primeiro cidadão. A consequência é o atleta. Não visamos a competição e sim, como ferramenta educacional. Todas as novidades vêm diretamente dos EUA. Mas há também o lado competitivo”.

LEIA MAIS:

San Antonio Spurs anuncia aposentadoria da camisa de Tony Parker