Neymar é o terceiro maior artilheiro da história da seleção brasileira; veja os números gerais

Apesar de polêmicas e lesões, Neymar soma ótimos números como jogador da seleção em nove anos vestindo a camisa amarela

Paulo Silva
Colaborador do Torcedores

Crédito: Feng Li/Getty Images

Neymar estreou na seleção brasileira no ano de 2010, logo após a Copa do Mundo daquele ano, que foi realizada na África do Sul. Na época, o atual atacante do PSG despontava como uma grande estrela do futebol nacional, brilhando com a camisa do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso e encantando o Brasil.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Hoje completa exatos nove anos que o camisa 10 marcou seu primeiro gol vestindo a amarelinha, e aos 27 anos ele já é o terceiro maior artilheiro da história da seleção brasileira, o que se torna um feito gigantesco pelo fato de diversos craques já ter jogado pelo país pentacampeão do mundo.

Veja a lista de maiores artilheiros:

1) Pelé – 77 gols (algumas listas apontam 95)
2) Ronaldo – 62 gols
3) Neymar – 60 gols
4) Romário – 55 gols
5) Zico – 48 gols

Apesar de duas Copas do Mundo frustrantes por diversos motivos, Neymar já conquistou títulos pela seleção brasileira, mesmo não tendo participado da Copa América 2019 que culminou na conquista do Brasil.

O mais importante é o título da Copa das Confederações, em 2013, quando marcou um gol na final contra a Espanha, no Maracanã. No mesmo palco, no Rio de Janeiro, ele foi protagonista na conquista do primeiro ouro Olímpico de futebol masculino do Brasil, contra a Alemanha.

Além dessas duas taças, o camisa 10 (outrora 11) também já venceu o Superclássico das Américas por quatro vezes (2011, 2012, 2014 e 2018), o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em 2011 e foi prata Olímpico em 2012, em Londres.

Números gerais

Jogos: 97
Gols: 60
Média: 0,63
Vitórias: 80
Empates: 18
Derrotas: 09
Assistências: 41

LEIA MAIS:

Estreia de Neymar na Seleção completa 9 anos; relembre a trajetória do craque brasileiro

Há nove anos, Neymar estreava com a camisa da Seleção Brasileira principal; relembre como foi