É OURO! Brasil faz história, derrota os EUA e conquista o basquete feminino no Pan 2019

Seleção brasileira tem partida duríssima contra o país mais tradicional do basquete no Mundo, mas supera as adversidades, joga unido e vence por 79 x 73 para ficar com a medalha de Ouro no Pan 2019

Lucas Calegari
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/COB

Emocionante, essa é a única palavra que chega perto de descrever como os brasileiros estão se sentindo agora. Há 28 anos, desde a geração fantástica de Paula, Hortência e companhia, que o Brasil não ganhava uma medalha de Ouro no basquete feminino. Hoje, 10 de Agosto de 2019, ela veio, a alma está lavada e o basquete vive e nunca morrerá!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Ouro

Foto: Paulinho Lamenha

Os Estados Unidos vieram com uma equipe universitária, isso é bem verdade, mas isso não importa nada, cada um convoca os atletas que quiser! No jogo tivemos duas seleções aguerridas e que queriam a vitória, as universitárias americanas não viajaram até Lima para passear e perder os jogos.

 

O jogo:

A seleção brasileira começou melhor, chegou a abrir logo cinco pontos de folga no marcador (11×6). Mas a seleção norte-americana reagiu, cresceu na partida e terminou o primeiro quarto vencendo por 22 x 20.

Com muitos altos e baixos de ambas as partes, o jogo seguiu com placar apertado e a liderança alternando de mão muitas vezes. Na ida para os vestiários para o intervalo, virada e vantagem para o Brasil, 39 x 38.

Após o intervalo uma melhora significativa principalmente no sistema defensivo do Brasil. O treinador José Neto deve ter dado uma boa conversada com as meninas e nossas representantes voltaram para o terceiro quarto muito firmes e marcando muito as adversárias.

Ouro

Foto: Divulgação/COB

O Brasil sustentou a sua curta vantagem para os últimos 10 minutos. Na reta decisiva cresceu, chegou a abrir 10 pontos de frente e venceu a partida por 79 x 73. Festa brasileira em Lima, e a quarta medalha de Ouro da história do basquete feminino em Jogos Pan-americanos enfim chegou!

 

Leia mais: João Menezes brilha e conquista medalha de Ouro histórica para o tênis brasileiro no Pan 2019

É Ouro! Beatriz Ferreira conquista a medalha para o Brasil na categoria peso leve do boxe no Pan 2019