Polo Aquático: Brasil conquista medalha de bronze no masculino e feminino dos jogos Pan-Americano

A única diferença que aconteceu entre a competição masculina e a feminina, foi o fato de Argentina (homens) e Cuba (mulheres) terem ficado em quarto lugar, nas outras colocações, foi tudo igual, Estados Unidos ganhou ouro, Canada prata e Brasil bronze em ambas as categorias.

Adriano Coelho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto publica

Infelizmente essas colocações não classifica o Brasil para os jogos Olímpicos.

A seleção masculina venceu os argentinos por 9×6 na disputa pelo bronze, os principais marcadores foram: Pedro Real e Rafael. Nos últimos sete Pan-Americanos, o Brasil ganhou quatro pratas e dois bronzes. Na primeira fase, a seleção brasileira não teve dificuldade de vencer seus adversários, ganhou do Peru por 14×2, derrotou o México por 10×5, superou a Argentina no placar de 12×7; nas quartas de final não achou dificuldade sobre Porto Rico 15×4, infelizmente na semifinal o Canada foi páreo duro, acabou sendo derrotado pelo placar de 8×7; na final os americanos não deram chance para os canadenses, ganharam por 18×6.

Os americanos chegaram a 13 ouros na competição, os argentinos possuem dois, Brasil, Cuba e México, cada um venceu uma vez, o Canada possui apenas duas pratas. Desde 1951, quando foi realizado o primeiro Pan-Americano, o polo aquático masculino está presente. A nossa seleção é a segunda maior medalhista, 12 no total, vencendo em 1963 (realizado em São Paulo), Estados Unidos possui 18 medalhas.

A seleção feminina passou em segunda na primeira fase, venceu a Venezuela por 15×4, perdeu para as americanas por 4×20, mas, ganhou de Porto Rico por 12×8; nas quartas a seleção brasileira derrotou as mexicanas por 13×3, mas, novamente o Canada seria o vilão, derrota por 5×19, as canadenses fizeram a final contra as americanas que aniquilaram as cubanas por 31×7.

Na disputa pelo ouro não houve muita chance, Estados Unidos 24×4 Canada, as duas seleções se enfrentaram nas ultimas seis edições, com as americanas sagrando campeãs em cinco oportunidades, desde 1999, que a modalidade feminina faz parte do Pan-Americano, o Brasil adquiriu seu quinto bronze.

Infelizmente o polo aquático não teve nenhum destaque nos canais televisivos.