Na maior crise de sua história, Portuguesa completa 99 anos

Tradicional clube do futebol paulista e brasileiro chega aos 99 anos a espera do “ressurgimento”

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/ Instagram oficial Associação Portuguesa de Desportos

Um ato solene nesta quarta (14), às 16h00, no Átrio Cívico, localizado na sede administrativa do clube e com a presença da Banda da Guarda Civil Metropolitana, marca os 99 anos de existência da Portuguesa de Desportos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Fundada em 14 de agosto de 1920 por integrantes da comunidade portuguesa radicada em São Paulo, a Lusa é o quinto maior clube paulista em títulos e participações na elite do futebol no Estado. Foi três vezes campeã paulista (1935, 1936 e 1973), duas vezes do Torneio Rio-São Paulo (1952 e 1955) e conquistou o título da Série B do Brasileirão de 2011, além do vice-campeonato da Série A nacional em 1996 e campeã paulista da Série A2 em 2007 e 2013.

Mergulhado em dívidas que ultrapassam os R$ 350 milhões, o tradicional clube rubro-verde faz outra temporada ruim em 2019, a exemplo dos anos anteriores, e segue sem disputar uma competição nacional desde 2018. Terminou em 11º lugar na Série A2 do Paulistão, a dois pontos da zona de descenso, e atualmente ocupa a penúltima colocação no Grupo 3 da Copa Paulista.

Divulgação/ Associação Portuguesa de Desportos

Estádio do Canindé, em São Paulo (Foto: Divulgação/ Portuguesa de Desportos)

A competição estadual seria a oportunidade de a Portuguesa ressurgir no cenário brasileiro em 2020, o ano de seu centenário, já que o campeão pode escolher entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro, e o vice-campeão fica com a opção não escolhida.

No entanto, o time do técnico Zé Maria faz má campanha e está com sete pontos, ao lado da equipe sub-23 do Corinthians. Só não está na lanterna pelo número de gols marcados e, a duas rodadas do fim da primeira fase, corre o risco de não se classificar para a próxima etapa do torneio.

Fora de campo, os problemas da Portuguesa são bem maiores. Funcionários e jogadores sem receber seus salários em dia, falta de planejamento e até as seguidas tentativas de leilão do estádio do Canindé para pagamento de dívidas, só dificultam a recuperação do prestígio da Lusa no futebol paulista e brasileiro.

LEIA MAIS

Copa Paulista: confira os resultados dos jogos da oitava rodada e a classificação em cada grupo

Paulista Segunda Divisão: veja todos os grupos da terceira fase

SporTV: saiba os jogos que vão passar ao vivo nesta quarta (14)