Pós-rodada Série C: briga pelo G-4 e rebaixamento agitaram 16ª rodada

A 16ª rodada da Série C do Brasileirão 2019 foi bastante movimentada e teve seu término nesta segunda (12)

Bianca Turini
Jornalista graduada pela UNIP. Apaixonada por esportes desde que me conheço por gente. Procuro acompanhar um pouco de cada modalidade. Aprimorando sempre o Jornalismo Esportivo, que é o que me move.

Crédito: Foto: Reprodução/CBF

Apenas duas rodadas restam para terminar a primeira fase da Série C do Brasileirão 2019. Alguns times ainda brigam pela vaga do G4 e outros para escaparem do rebaixamento para a Série D do ano que vem. Ainda há seis pontos em disputa para que tudo possa ser confirmado.

Premier League de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Situação do Grupo A da Série C:

Com base nos critérios de desempate, a equipe do Sampaio Corrê já está classificada com duas rodadas de antecedência, mesmo perdendo seu jogo contra o Náutico, nesta segunda (12). O Náutico, que ainda não está garantido, mas com grandes chances, tem apenas três pontos a mais do primeiro fora da zona de classificação do G4, o Botafogo-PB.

Já na parte debaixo da tabela, o ABC perdeu mais um jogo e sua situação está cada vez mais difícil. Com apenas 14 pontos, o time é o último colocado do grupo, mas ainda com chances de poder se reerguer, mas o que não depende apenas dele.

O Treze venceu seu duelo contra o Ferroviário e escapou da última colocação, mas ainda está na zona de rebaixamento, com 15 pontos. Sua situação é a praticamente a mesma da do ABC, com chances de poder sair da zona.  Lembrando que, os três últimos colocados do grupo são: Globo-FC, Treze e ABC, dois desses times irão cair para a Série D do ano que vem.

Situação do Grupo B da Série C:

Líder do grupo, a equipe do Juventude praticamente garantiu a sua vaga após vencer o Tombense na última quinta-feira (08). Com 27 pontos, é líder isolado e depende apenas de si para se garantir nas quartas de final da Série C. Já o Tombense briga para não cair, já que, mesmo com 17 pontos garantidos, o primeiro da zona de rebaixamento tem 13 pontos, podendo ultrapassar caso conquiste duas vitórias e o time deslize nesses dois últimos jogos.

A briga pelo G4 fica entre cinco times, fora o Juventude. Paysandu, que venceu seu jogo, e o Remo, que empatou, ainda têm grandes chances de se classificarem para a próxima fase, mesmo estando fora do G4 neste momento.

O único time já rebaixado para a Série D é o Atlético-AC. Ele conquistou apenas 8 pontos nas 16 partidas disputadas e não tem mais chance de escapar da zona, já que o primeiro time fora dela tem 17 pontos, são nove a mais e apenas seis em disputa.

Confira os resultados dos jogos da 16ª rodada:

GRUPO A

Imperatriz 1 a 0 ABC

Globo-FC 0 a 3 Botafogo-PB

Treze 2 a 0 Ferroviário

Confiança 1 a 1 Santa Cruz

Náutico 2 a 1 Sampaio Corrêa

GRUPO B

Juventude 2 a 0 Tombense

Volta Redonda 0 a 0 Remo

Paysandu 4 a 0 Atlético-AC

Boa Esporte 2 a 2 São José-RS

Luverdense 0 a 1 Ypiranga-RS

LEIA MAIS:

Você sabe por que o Brasileirão Série C é dividido em dois grupos?

Paysandu x Remo: CBF oficializa alteração no clássico paraense; confira o novo calendário