Prodígio do Ituano, Gabriel Martinelli projeta grande futuro no Arsenal

Com recém completos 18 anos, Gabriel Martinelli trocou o interior de São Paulo pela Inglaterra para defender o Arsenal

Jéssica De Paula Alves
Jornalista amapaense migrada em Belo Horizonte (MG). Nascida em março de 1990, é gremista e adora esportes desde a infância. Faixa branca em jiu-jitsu, também é fã de rock e ama unir suas paixões.

Crédito: Reprodução/Twitter

Com apenas 17 anos, o jovem Gabriel Martinelli chamou a atenção no cenário do futebol. Esteve entre os 11 jogadores do Campeonato Paulista de 2019,  desbancando grandes nomes, como Borja, Vagner Love, Rodrygo e outros artilheiros da competição. Com recém completos 18 anos, trocou, todavia, o interior de São Paulo pela Inglaterra para defender o Arsenal.

Premier League de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Logo na estreia, ocorrida em julho, mostrou a que veio e marcou um gol de peito, na vitória do clube inglês, por 3 a 0 sobre o Colorado Rapids, em um amistoso de pré-temporada. Com o golaço de peito, o jovem, começou a escrever sua história, projetando assim sua caminhada na Europa.

“Estou muito feliz pela oportunidade de vestir uma das camisas mais importantes do futebol mundial. É um sonho estar aqui no Arsenal, um clube multicampeão, ao lado de grandes jogadores. Isso é fruto de muito trabalho e só posso agradecer a todos que estiveram ao meu lado nessa ainda curta trajetória”, celebrou o brasileiro, na época para a Rádio Jovem Pan.

Primeiros passos

Gabriel começou bem cedo a dar seus primeiros toques de bola. Jogou no time de futsal do Corinthians e posteriormente, em 2015, se juntou ao Ituano. O jogador assinou o primeiro contrato profissional dois anos depois. Marrtinelli fez a estreia com a equipe principal do time do interior de São Paulo em março de 2018, contra o Taboão da Serra.

Antes do sucesso no time principal do time do Ituano, Martinelli fez uma excelente campanha na Copa São Paulo de Juniores. O atacante marcou, contudo, seis gols em quatro jogos, dois deles contra o ex-time, Corinthians.

O bom desempenho nas categorias de base fez com que Martinelli também fez com que ganhasse uma oportunidade na Seleção Brasileira. Em abril, ele foi convocado pelo técnico André Jardine para compor o elenco de 27 jogadores da Seleção Sub-18. Esse é em um novo projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), antes da Copa América. Nele, jovens atletas são convocados para treinar com a Seleção principal, como uma forma de adquirir maior experiência.

Fã de Cristiano Ronaldo

Como todo jovem, Martinelli tem uma fonte de inspiração para a carreira. Assim, no caso dele, trata-se de Cristiano Ronaldo, craque da Juventus.

“Eu gosto muito de Cristiano Ronaldo, porque também não gosto de jogar de costas para o defensor, do jeito antigo. Mas, se preciso, também sei jogar assim”, explicou para o site Goal. Ainda na publicação, Martinelli Martinelli descreveu-se como um jogador do estilo moderno, com velocidade e muito movimento sem a bola no pé.

Gabriel Martinelli nasceu em Guarulhos e integrou as categorias de base do Corinthians até os 13 anos, marcando 73 gols em 139 jogos.

LEIA MAIS

Gabriel Martinelli marca gol de peito em estreia no Arsenal; assista