Desenvolvedores de São Paulo se unem em prol da Representatividade Negra nos Games

Aconteceu no último dia (7) o evento “Representatividade Negra nos Games”, organizado pelo Conselho da Diversidade da Abragames, na Unibes Cultural, em São Paulo (SP), visando debater os estereótipos nos games e desafios para aumentar o número de negros na indústria de jogos.

Gisele Henriques
Colaborador do Torcedores

Crédito: Imagem: Divulgação

O debate com mediação de Simon Gamboa, da Tapps Games, expôs perguntas pertinentes ao tema representatividade: Zé Wilson, do estúdio Pix Juice, afirmou que atitudes simples como uma skin negra ou um cabelo afro fazem uma diferença enorme para uma criança ou adolescente negro que joga. O desenvolvedor ainda falou sobre a toxicidade de representar vilões com a cor negra: “É preciso mudar o mindset dos desenvolvedores que insistem em associar o vilão à cor negra, pois isso é muito prejudicial para a autoestima dos negros”, disse.

Sobre as propostas para aumentar a presença de negros na indústria de games, Raquel Motta, da Sue The Real, alertou para a importância de levar a empregabilidade para lugares como as periferias: “Para aumentar a representatividade racial na empresa, basta mudar o local em que se procura os profissionais e investir em capacitação”, recomenda.

Também participaram do evento através de vídeos, desenvolvedores do Recife, Lucas Berto (PUGA Studios), e de Salvador, Cristhyane Ribeiro (Sinergia Games). Ao fim do debate, o público pôde jogar o game Angola Janga: Picada dos Sonhos, uma adaptação do livro HQ Angola Janga – Uma história de Palmares, de Marcelo D’Salete, desenvolvido pela Sue the Real.

Na ocasião, o Conselho da Diversidade da Abragames lançou o novo selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Categoria Diversidade Racial. Para obter a certificação, é preciso cumprir a cota de 10% de pessoas negras e indígenas no quadro da empresa ou no evento.

LEIA MAIS:

APEX LEGENDS: TUDO SOBRE O EVENTO COROA DE FERRO 

APEX LEGENDS COROA DE FERRO: SAIBA MAIS SOBRE A LOJA E DESAFIOS 

NIGHTWOLF CHEGA POR ACESSO ANTECIPADO EM MORTAL KOMBAT 11