Associação lança Selo de Incentivo a Diversidade Racial em games

Em evento realizado em São Paulo (SP), o Conselho da Diversidade da Abragames lançou o novo selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Categoria Diversidade Racial; entenda:

Gisele Henriques
Colaborador do Torcedores

Crédito: Imagem: Divulgação

Para obter o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Categoria Diversidade Racial, lançado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), é preciso cumprir a cota de 10% de pessoas negras e indígenas no quadro da empresa ou no evento. Podem solicitar o selo gratuitamente empresas associadas à Abragames, eventos e patrocinadores.

Segundo Simon Gamboa, representante negro do Conselho da Diversidade e um dos autores do selo, 10% é um número baixo quando se tem 54% de pessoas negras ou pardas no país, de acordo com os dados do IBGE: “Porém, na indústria de jogos, a presença deste grupo ainda é muito baixa e queremos começar a mudar isso e incentivar empresários e equipes a incluir este grupo da população em suas equipes”, explica.
Os dados do II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, divulgados no ano de 2018, demonstram que entre as 375 empresas formalizadas, ou seja, que possuem CNPJ, 55,5% não tem nenhum afrodescendente no time. Ivelise Fortim, uma das pesquisadoras do Censo, afirma que o estudo optou pelo termo afrodescente pelo fato da pesquisa ser respondida pelos sócios e equipe de recursos humanos, e não seria autodeclarado como é no IBGE.

Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade na Indústria de Games está disponível nas categorias LGBTQI+, Gênero e Raça.

O próximo debate do Conselho da Diversidade acontecerá no dia 04 de setembro, na Unibes Cultural em São Paulo (SP), com o tema Representatividade Feminina nos games.

LEIA MAIS:

APEX LEGENDS: TUDO SOBRE O EVENTO COROA DE FERRO 

APEX LEGENDS COROA DE FERRO: SAIBA MAIS SOBRE A LOJA E DESAFIOS 

NIGHTWOLF CHEGA POR ACESSO ANTECIPADO EM MORTAL KOMBAT 11