
Crédito: Reprodução
Muita pessoas já passaram por essa situação. Durante uma série intensa de treinos, casa percebem que alguns músculos não param de tremer. Então fica a dúvida se o caso é uma situação normal ou algo preocupante, em que é necessária uma avaliação médica.
O Blog do Marcio Atalla aborda o tema. Segundo o especialista, a tremedeira nos músculos pode ter alguns motivos. Ao analisar um vídeo da Gracyanne Barbosa, ele notou que as pernas da atleta tremiam durante o pesado treino. Neste caso, o tremor está associada ao esforço enorme e ao fato de ela estar recrutando praticamente todas as fibras musculares a exaustão. O objetivo é provocar microlesões, que ativam a hipertrofia.
Mas há outros casos em que a tremedeira pode ser sinal de falta de força nos músculos. Ele aconselha que o ideal é que o atleta reduza a carga e conquistar a força muscular aos poucos. Pode ser ainda um quadro de overtraining, ou seja, você está pedindo mais do seu corpo que ele pode dar, e a sua performance começa a cair, e até mesmo pode haver perda de massa muscular.
No blog, Atalla finaliza que o ideal é que seja feita uma uma avaliação médica. Existe um chance de tremedeiras no corpo estarem ligadas a problemas neurológicos. A avaliação prpfissional tem o objetivo que o praticante se mantenha sempre bem, evita o mal-estar e proporciona mais qualidade de vida.
LEIA MAIS
Hipertrofia: Em tempos de boa forma e funcional, Wendy Tavares aposta nos músculos