Veja 4 dicas para espantar a preguiça e se exercitar no frio

Falta de atividade física é prejudicial para a saúde e é importante vencer a preguiça, mesmo nos dias frios

Jéssica De Paula Alves
Jornalista amapaense migrada em Belo Horizonte (MG). Nascida em março de 1990, é gremista e adora esportes desde a infância. Faixa branca em jiu-jitsu, também é fã de rock e ama unir suas paixões.

Crédito: Reprodução

Frio é sinônimo de cobertas, roupas pesadas, bebidas quentinhas e aquela vontade de ficar em casa. De preferência na cama, assistindo a um bom filme. Neste cenário, a ideia de fazer uma atividade física passa distante de muitas pessoas que perdem a vontade de se exercitar.

Mas vale lembrar que a falta de atividade física é prejudicial para a saúde . Por isso é importante vencer a preguiça, mesmo nos dias frios, e botar o corpo para mexer. Segundo especialistas, após 15 dias sem malhar já acontecem perdas significativas no seu condicionamento cardiovascular e na força muscular.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a superar a falta de disposição e seguir o seu cronograma de atividades físicas., seja na academia, no parque ou até mesmo em casa.

1 – Separe a roupa na véspera

Arrumar a mochila e separar a roupa e itens de treino na noite anterior é uma boa tática. Assim, é mais fácil para se dedicar a fazer o exercício. Especialmente para quem costuma treinar depois do trabalho. É um preparo psicológico para se encarar a atividade física e evita que se passe em casa e caia na tentação de ir para o sofá ou a cama.

2 – Faça o aquecimento em casa

Para quem corre ou pedala na rua, o ideal é se aquecer em casa antes de fazer a atividade fora. Assim, há um melhor preparo, não sofre tanto com o frio e corre menor risco de lesões, que são mais comuns nesse período. Por isso, separe de 10 a 15 minutos, iniciando de forma simples. Posteriormente aumente a intensidade e faça exercícios como polichinelos, saltos e agachamentos.

3 – Chame companhia

Seja com um amigo ou com a ajuda de um personal trainer, a companhia é uma forma de firmar um compromisso com a atividade física. Você pode também se matricular em aulas coletivas, ir a uma academia ou fazer outros esportes, como futebol, artes marciais ou dança.

4 – Treine em casa

O tempo está muito frio e sair de casa se tornou difícil? Você pode investir em treinos que são possíveis de executar dentro de casa mesmo. Exercícios que usem o peso do próprio corpo são ótimos para ajudar a trazer resultados semelhantes a quando se vai em uma academia.

LEIA MAIS

Quer treinar em casa? Veja exercícios que você pode fazer