Veja os métodos de exercício mais usados na musculação

Períodos intercalados de intensidade, força e descanso são os diferenciais de cada exercício na musculação

Bruno Almeida
Colaborador do Torcedores

Crédito: Pexels/Pixabay

Cuidados com a saúde, emagrecimento, preparo físico, ganho de massa muscular são apenas alguns dos benefícios trazidos pela musculação. Indicado a todos que procuram um exercício praticamente completo, a musculação é praticada desde os amadores até os atletas profissionais que necessitam de fortalecimento para praticar os mais variados esportes.

Dentro do plano de treinamento é comum alterações de métodos que podem ajudar no ganho de massa muscular ou mesmo evitar que o aluno entre na zona de conforto e acabe se desmotivando com os mesmos treinos. Abaixo listamos alguns deles.

Pirâmide

Um dos métodos mais conhecidos e utilizados, a pirâmide consiste em trabalhar os músculos com esforços altos, médios e pequenos, não deixando que se adaptem ao treino. Pode ser separada por Pirâmide crescente que consiste em aumentar o peso e reduzir o número de repetições de uma série, Pirâmide decrescente, que reduz a quantidade de peso enquanto eleva o número de repetições, além da Pirâmide triangular que utiliza os dois outros métodos anteriores em sequência.

Circuito

Consiste em intercalar exercícios diferentes em sequência sem pausa entre eles ou com pausas curtas. O Circuito possibilita infinitas combinações desde exercícios específicos para uma região do corpo quanto a utilização de exercícios aeróbicos junto aos de força.

Bi Set

Basicamente, este tipo de treino se baseia em efetuar determinado exercício o máximo possível de repetições e só assim efetuar a troca para um movimento diferente, porém com o mesmo enfoque. Pode-se também determinar um número específico de repetições para assim efetivar a troca de movimento.

Tri Set

Método que segue na mesma linha do Bi Set. Neste caso são efetivados três exercícios sem descanso entre eles, sempre para o mesmo grupo muscular. Por ser um método de alto esforço, o gasto calórico também é elevado.

Objetivos e cuidados

Mesmo que por hobby, a musculação é usada como objetivo para vários situações, como estético, terapêutico, recreativo ou até mesmo em treinamentos, porém é importante o acompanhamento de um profissional durante os treinos, além de conhecer os limites do corpo para evitar lesões. Antes de iniciar os treinos, é de suma importância que se faça os exames necessários para ingressar no mundo das academias.

LEIA MAIS:

Arnold Sports Festival South America tem nova data e local para edição de 2020

Veja estratégias nutricionais para melhorar o desempenho no exercício físico