Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Após confirmação do doping, Rafaela Silva perde medalha do Pan

Pan-Americano de Lima registrou ao todo 15 casos de doping, sete processos já foram concluídos

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: CARL DE SOUZA / AFP

Nesta quarta-feira, o Panam Sports confirmou que participação de Rafaela Silva nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 foi anulada pelo consumo de Fenoterol. Com isso, a atleta perde a medalha de ouro conquistada na categoria de -57 kg no judô. Além da atleta o Brasil também perde o bronze de Kacio Freitas no ciclismo por equipes em Lima.

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

Em comunicado à imprensa, a entidade confirmou que realizou 1.843 exames de urina e outros 252 de sangue, analisado pelo laboratório de Montreal, no Canadá, aprovado pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Destas amostras, 15 resultados analíticos adversos, conforme prescrito no Regulamento Antidoping (ADRs). Sete casos já foram concluídos.

Clique AQUI e leia toda a defesa de Rafaela Silva durante coletiva no RJ

Além destes, outras cinco audiências de casos de doping foram agendadas para 3 e 4 de outubro de 2019. Enquanto isso, outros três casos ainda não foram determinados após análises de amostras B, conforme solicitado pelos atletas afetados.

Os brasileiros Andressa de Morais (atletismo) e Rodriguinho (vôlei) também estão sendo investigados no doping no Pan. Porém, seus nomes não foram citados na lista divulgada hoje (25) pela entidade. Andressa já foi suspensa preventivamente pelo órgão de controle de dopagem do atletismo desde a divulgação do exame.

Além dos atletas brasileiros também foram pegos no doping Jean Francisco Pérez Faure, porto-riquenho do boliche .  Os dominicanos Osvaldo Manuel Abreu e Audry Joel Perez, ambos do beisebol. O peruano Brian Cesar Paredes Vergara, do handebol, e a da colombiana Narlyn Tathiana Mosquera Cordoba, do basquete. Entretanto, em esportes coletivos a medalha só é retirada se dois ou mais atletas tiverem resultados positivos no doping.

Caso  Rafaela Silva

Ao portal GloboEsporte.com a Federação Internacional de Judô (IJF) explicou que, “como a análise foi positiva, o resultado dos Jogos Pan-Americanos será cancelado, assim como qualquer outro resultado conquistado após a data da retirada da amostra, a não ser que a Justiça demande o contrário”.

Por enquanto, não há informações se judoca brasileira  perderá a medalha de Bronze no Mundial do Japão, uma vez que o segundo exame apresentou laudo negativo. Agora a atleta aguarda o retorno da IJF com relação ao torneio.

Leia mais:

Rafaela Silva está entre os convocados para o Grand Slam de Judô de Brasília

COB cria ação para dar um basta ao uso de doping nas Competições