Atletas da seleção do Irã de basquete colecionam nomes curiosos; te desafiamos a pronunciá-los

Nomes ‘complicados’ foram uma das atrações da seleção iraniana no Mundial de Basquete da China

Robson Farias Silveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/FIBA

Nada de “paralalepipedo” ou “o sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar” e muito menos “três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”. Apesar da língua portuguesa ser uma das mais complexas de se pronunciar no mundo, existem outros idiomas que se ‘esforçam’ para serem complicados. 

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Hoje, o exemplo vem do Oriente Médio. O Irã, uma das seleções que atualmente disputou o Campeonato Mundial de Basquete é um dos países cujo o idioma é um dos mais antigos e também mais difíceis de serem pronunciados: o persa

Por conta disso, o nome dos jogadores que atuaram no Mundial pelo país também são complicados de se falar, seja para os narradores dos jogos ou até mesmo para os meros telespectadores ou fãs do esporte que acompanham a competição.

Os nomes de alguns atletas do Irã que são mais complicados de pronunciar 

Irã

Divulgação/FIBA

Ao invés de tentar pronunciar as famosas frases “o rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto” ou “o peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro”, tente pronunciar esses nomes.

Rasoul Mozafarivanani

Meisam Mirzaeitalarposhti 

Behnam Yachchalidehkordi 

Mohammad Jamshidijafarabadi 

Mohammad Hassanzadeh 

A seleção do Irã no Mundial

Irã

Divulgação/FIBA

Em 2019, o Irã ficou no grupo C do Mundial de Basquete. No mesmo grupo, o país tinha ao seu lado as seleções da Espanha, da Tunísia e também de Porto Rico. 

Apesar de não ter conseguido a vaga para a segunda fase já que ficou em último no grupo, o país conseguiu uma vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020. No Mundial, o país disputou três partidas e perdeu as três. 

LEIA MAIS: