Diante de acusação de manipulação do The Best, Fifa se defende: “Injusto”

Entidade máxima do futebol mundial usou seu site oficial para se pronunciar sobre o assunto, levantado por vários portais na internet

João Marcos Assunção
Jornalista, fã de futebol internacional e apaixonado por viagens. Com passagens por blogs, sites e projetos pessoais. Olhar crítico é fundamental.

Crédito: Divulgação/FIFA

Conhecido como “The Best”, o prêmio dado ao melhor jogador da temporada, eleito pela FIFA, causou certa polêmica desta vez por conta de seu resultado. O vencedor, Lionel Messi, agradou a muitos e desagradou a outros tantos. Por isso a premiação foi questionada por vários veículos de comunicação. Para se defender, a entidade chamou de “injustos” os comentários que sugerem fraude e emitiu uma nota em seu site oficial.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Os questionamentos tiveram início após o capitão da Nicarágua afirmar que não tinha votado em ninguém para “melhor do mundo”, embora constasse seu nome nos documentos divulgados após o fim da enquete mostrando que ele teria votado em Messi como grande jogador do ano.

Não bastasse tal problema, outra polêmica ficou por conta da Federação Egípcia de Futebol (EFA), que pediu explicação para a Fifa em relação à suposta falta de votos em Mohamed Salah, atacante do Liverpool. Segundo a entidade, os votos do técnico Shawky Gharib e do atleta Ahmed Elmohamady não foram devidamente registrados no resultado final.

Confira o comunicado oficial da Fifa:

“A FIFA e a PwC seguem as Regras de Alocação e os procedimentos de controle padrão relevantes. De acordo com esses procedimentos, a FIFA solicitou a todas as associações-membro que enviassem seus formulários de votação por via eletrônica e por escrito. Os documentos escritos devem ser assinados pelas pessoas responsáveis da associação, bem como pelas pessoas autorizadas a votar. Portanto, para que uma votação seja válida, ela deve incluir as respectivas assinaturas e o carimbo da associação membro”.

LEIA MAIS:

São Paulo pega o Flamengo com cinco pendurados; veja a lista

Corinthians x Vasco: saiba como assistir ao jogo do Brasileirão AO VIVO online

Messi será inspiração de documentário para arte circense