EUA cai diante da França e está fora do mundial de basquete já nas quartas

Jogo mais esperado da fase quartas de final, França mostrou porque é considerada uma das grandes favoritas e eliminou o bicho-papão EUA precocemente da competição mundial vencendo por 89 a 79

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores

Crédito: twitter oficial mundial de basquete

O Mundial de Basquete 2019 não terá novamente EUA como campeão e 17 anos depois, não terá os americanos nem entre os quatro primeiros. Última vez deles fora havia sido em 2002, quando então foram eliminados pela antiga Iugoslávia, que seria a campeã.

Esportes de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

qApós a derrota para a Grécia em 2006 e até o jogo desta quarta (11), os americanos tinham vencido todos os jogos disputados no mundial de basquete e sido bicampeões da competição. Porém levando uma seleção sem suas maiores estrelas, teria um desafio difícil contra a França, que tem Evan Fournier e Rudy Gobert fazendo um excepcional campeonato.

O jogo

Depois de um primeiro quarto extremamente equilibrado, que terminou em 18 a 18, a França começou a se impor no segundo, não dando chance aos EUA e abrindo vantagem. Apesar de Donovan Mitchell ainda tentar manter os EUA próximos, a França saiu com a vantagem de 45 a 39.

A volta do intervalo teve a França sustentando com certa tranquilidade a vantagem no começo do quarto, porém Marcus Smart e Donovan Mitchell conduziram os EUA a uma reação impressionante no final, tirando 10 pontos de vantagem e indo para o último quarto vencendo por 66 a 63.

No último período, o time norte-americano volta pressionando e consegue abrir sete pontos de vantagem para a França no começo do quarto, porém em grande atuação coletiva de Ntilikina, De Colo, Fournier e especialmente de Rudy Gobert, que deu dois tocos incríveis nos minutos finais, a equipe francesa não só virou o jogo, mas abriu uma vantagem de 10 pontos ao final do confronto, vencendo e garantindo a vaga para a semifinal da competição pela segunda vez consecutiva.

A França agora enfrentará a Argentina que surpreendeu ao eliminar a forte seleção da Sérvia com uma vitória por 97 a 87.

Destaques EUA

Donovan Mitchell – 29 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

Marcus Smart – 11 pontos e duas assistências.

Kemba Walker – 10 pontos e três rebotes.

Destaques França

Evan Fournier – 22 pontos, três rebotes e quatro assistências.

Rudy Gobert – 21 pontos, 16 rebotes, duas assistências e três tocos.

Nando De Colo – 18 pontos, dois rebotes e uma assistência.

Leia mais:

Mundial de Basquete: Brasil perde para os EUA e está eliminado