Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Copa do Mundo de Vôlei Feminino: saiba o que precisa acontecer para o Brasil conquistar seu lugar no pódio

Com a final da nona rodada, as melhores seleções de cada continente batalham para trazer o título aos seus países

Luciana Piris
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

Crédito: Divulgação/FIVB

China segue invicta com 26 pontos, EUA em segundo lugar com 22 pontos e apenas 1 derrota. Já a Rússia acumula 20 pontos e 2 derrotas. O Brasil está em quatro lugar com 18 pontos e 3 derrotas.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

A seleção brasileira  busca seu lugar no pódio. O Brasil ainda segue e já atropelou Camarões por  3×0. Enfrenta ainda a seleção da Coréia do Sul e Rússia. As brasileiras, atualmente em quarto lugar na classificação geral da competição, deram sorte e o resultado do jogo EUA3 X2 Rússia (terceiro, com 7 vitorias e uma derrota), que favoreceu a seleção brasileira.

Critérios de desempate

Com este cenário confirmado (seis vitorias do Brasil, três derrotas e Rússia com 7 vitórias e uma derrota), os dois times ficariam com uma campanha semelhante, o que pode levar a decisão da medalha por critérios de desempate.  O primeiro deles são os pontos totais, onde as Russas levam vantagem 20 a 18. É importante lembrar que cada vitória por 3-0  ou 3-1 dá três pontos, o de 3-2 da dois pontos e a derrota por 2×3 dá um .

O critério de desempate é o set average (divisão dos sets vencidos pelos perdidos), o resultado é pouco animador: 2 para Rússia e 1,66 pro Brasil .Ou seja, a seleção brasileira precisa ganhar de forma confortável seus confrontos e torcer para que as rivais tenham dificuldades.

Atenção também ao jogo do Japão, que enfrenta a Argentina e a Holanda, pois o resultado pode interferir na classificação da seleção brasileira. A seleção holandesa também enfrenta a República Dominicana neste sábado as 00h30.

No jogo Rússia x Quênia, se a seleção africana conseguir chegar a tiebreake, a seleção russa ganha apenas dois pontos, o que favorece o Brasil. É claro, se o Brasil ganhar da Coréia do Sul por 3×0, acumulando 21 pontos na classificação geral, contra 20 da Rússia.

Rivais tradicionais

Como a seleção holandesa foi para o quinto lugar com a derrota para China por 2×3, não atrapalha, a princípio, a seleção brasileira.  O último jogo da seleção é que vai definir o seu lugar ao pódio. Será Brasil x Rússia ( domingo, as 2 horas da manhã), um  jogo decisivo que vai definir a presença das seleções no pódio (e a posição que ocupará, no caso da Rússia). Mesmo que o Brasil chegue a partida sem chances, é importante fechar a temporada com a vitória.  A seleção acabou derrotada em todos os jogos que fez contra os tradicionais adversários internacionais (Holanda, China e EUA).

LEIA MAIS: