Nadal comenta proximidade de recorde de Federer: “O que dá felicidade é a satisfação pessoal”

Com a conquista do US Open, atleta de 33 anos chegou ao 19º título de Grand Slam na carreira, um a menos que o suíço

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Facebook ATP Tour

Neste domingo (08), o tenista Rafael Nadal, atual número dois no ranking da ATP, venceu o russo Daniil Medvedev (quatro do mundo) por 3 sets a 2, e se consagrou campeão do US Open pela quarta vez. Em entrevista coletiva realizada após a histórica decisão, que teve quase 5h de duração, o espanhol comentou a conquista do 19º Grand Slam de sua carreira. Com o título, o atleta de Mallorca se aproxima do recordista Roger Federer (três do mundo), dono de 20 Majors.

Proximidade de Nadal do recorde de Federer

Na conversa com os jornalistas, Nadal destacou o título após a batalha contra Medvedev, mas rejeitou a pressão pela quebra do recorde de Roger Federer.

“Sinto-me honrado por fazer parte desta batalha. Mas repito o mesmo: você não pode ficar o dia todo olhando para o próximo Grand Slam ou ver se alguém tem mais ou menos, porquê você ficará frustrado”, disse.

Na sequência, o espanhol enfatizou que seu maior foco é voltado ao nível de disposição e atuação, deixando de lado o vício pela quebra de marcas.

“Todas as coisas que conquistei em minha carreira são muito mais do que jamais pensei e o que sempre sonhei. Amaria ter mais títulos, sim. Mas eu realmente acredito que não ficarei mais feliz ou menos feliz se acontecer. O que dá felicidade é a satisfação pessoal que você deu seu melhor. Dessa forma, estou muito calmo e satisfeito”, afirmou.

Decisão do US Open

Na decisão contra Medvedev, Nadal teve grande atuação nos dois primeiros sets, construindo larga vantagem de 2 a 0. Quando tudo parecia se encaminhar para uma vitória rápida do espanhol, o russo elevou sua atuação de maneira impressionante. Na histórica reação, o jovem tenista empatou o duelo em 2 a 2, levando a definição para o quinto set.

Na parcial decisiva, Nadal construiu vantagem de 5/2, se aproximando novamente da taça. Medvedev, porém, ensaiou nova reação, e cortou a diferença para 5/4. No décimo game do set, o tenista de Mallorca finalmente sacramentou o título, encerrando a incrível decisão do US Open.

O embate foi vencido pelo espanhol em parciais de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4.

Entrevista de Nadal

Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Leia mais: Djokovic parabeniza Nadal por título do US Open: “Incrível espírito de luta e determinação”

Nadal vence batalha de 5h contra Medvedev e conquista US Open pela quarta vez