Nadal vence batalha de 5h contra Medvedev e conquista US Open pela quarta vez

Atleta de 33 anos chegou ao 19º título de Grand Slam

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Facebook US Open

Neste domingo (08), o espanhol Rafael Nadal, atual número dois no ranking da ATP, venceu o russo Daniil Medvedev (número cinco do mundo) por 3 sets a 2, e conquistou o US Open pela quarta vez em sua carreira. O duelo, que teve 4h53 de duração, foi finalizado em parciais de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4. Com a taça, o tenista de Mallorca chegou à marca de 19 títulos de Grand Slams, ficando a um do recordista Roger Federer (atual três do mundo), que possui 20 Majors.

Esporte de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!!

Nadal abre boa vantagem

Vivendo grande fase, Daniil Medvedev chegou com moral para sua primeira final de Grand Slam. Fazendo jus ao bom momento, o russo de 23 anos iniciou a final impondo dificuldades a Nadal, que viu seu saque ser quebrado logo no terceiro game disputado. Apesar do susto inicial, o espanhol manteve a calma, e devolveu o break no jogo seguinte. Na sequência da primeira parte, o agora tetracampeão do US Open passou a controlar as ações do confronto, mas sem conseguir novo break imediato. Após muita insistência, Nadal finalmente quebrou o saque de Medvedev no 12º game, fechando em 7/5.

No início do segundo set, o tenista russo atuou de maneira mais adiantada, surpreendendo o espanhol. Com a nova postura, ele chegou a um break point no primeiro game, que foi salvo por Nadal. Na sequência da parcial, o espanhol voltou a ter domínio do jogo. Após desperdiçar quatro break points no quarto game, o espanhol conseguiu a quebra no sexto jogo, abrindo 4/2. Com a vantagem, ele precisou apenas administrar seus games de serviço para fechar em 6/3.

Reação espetacular de Medvedev

No terceiro set, Medvedev melhorou o nível de atuação, mantendo vivas suas esperanças. Os sinais positivos do russo, porém, foram interrompidos no quinto game, com Nadal conquistando um break e fazendo 3/2. Quando o embate parecia próximo do fim, o russo voltou a crescer, e devolveu a quebra no jogo seguinte. Confirmando a reação, Medvedev alcançou outra quebra no 12º game, fechando em 7/5.

Em grande evolução na partida, o russo manteve o alto nível no quarto set. O tenista, que contou com grande eficiência em seu serviço, se aproveitou de instabilidade de Nadal no décimo game para fechar em 6/4, empatando o jogo.

Superação do espanhol

No quinto e decisivo set, Medvedev continuou a se impor no jogo. No segundo game disputado, o russo chegou a ter três break points, todos salvos por Nadal. Com a importante recuperação, o espanhol ganhou confiança, e começou a equilibrar as ações. No quinto game, o tenista de Mallorca quebrou o saque do jovem rival, fazendo 3/2. No sexto game, o espanhol conseguiu seu segundo break no set, ampliando a vantagem. Quando tudo parecia novamente se encaminhar para uma vitória de Nadal, Medvedev devolveu uma das quebras no oitavo game, e respirou no jogo. No décimo game, sacando para a vitória pela segunda vez, Nadal finalmente confirmou o serviço para fechar em 6/4 e vencer o US Open.

Galeria de títulos de Nadal

Além da conquista em 2019, Rafael Nadal venceu o US Open em 2010, 2013 e 2017. Somando-se aos quatro troféus do torneio norte-americano, o espanhol conta com um título do Australian Open (2009), dois em Wimbledon (2008 e 2010) e 12 em Roland Garros (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019), totalizando 19 Grand Slams.

Além disso, Nadal chegou ao 84º título de simples em sua carreira. Ele conta ainda com 11 taças em duplas.

Nova vitória de Nadal

O duelo deste domingo foi o segundo entre Nadal e Medvedev na história do circuito profissional. Na primeira partida, disputada há menos de um mês (dia 11 de agosto), os tenistas decidiram o Masters 1000 de Montreal.

Com muita solidez e tranquilidade, o espanhol venceu o russo por 2 sets a 0, e conquistou o título do torneio canadense. O jogo foi finalizado em parciais de 6/3 e 6/0.

Leia mais: Andreescu impede recorde de Serena Williams e é campeã do US Open

Nadal vence Schwartzman e avança à semifinal do US Open