Nadal vence Schwartzman e avança à semifinal do US Open

Atleta de Mallorca enfrentará o italiano Matteo Berrettini na semifinal do Grand Slam de Nova York

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Facebook US Open Tennis Championships

Na noite desta quarta-feira (04), o espanhol Rafael Nadal, atual número dois no ranking da ATP, venceu o argentino Diego Schwartzman (21 do mundo) por 3 sets a 0, e avançou à semifinal do US Open. O duelo, que teve 2h47 de duração, foi finalizado com parciais de 6/4, 7/5 e 6/2 . Na semifinal do Major norte-americano, o segundo melhor tenista do circuito enfrentará o italiano Matteo Berrettini (25 do mundo).

Vitória complicada de Nadal

Durante o confronto contra Schwartzman, Nadal enfrentou algumas dificuldades. Nos dois primeiros sets, ele chegou a estar vencendo com tranquilidade, mas permitiu a reação do argentino. Apesar dos sustos, o espanhol manteve o controle emocional para seguir vivo na busca pelo quarto título do torneio.

No primeiro set, Nadal teve postura bastante agressiva no início, rapidamente abrindo vantagem de 4/0. No quinto game, o argentino devolveu uma das duas quebras, iniciando uma reação. No sétimo game, Schwartzman conseguiu outro break, se recuperando da desvantagem. Embalado pela reação, o sul-americano ainda alcançou dois break points no nono jogo, ambos salvos pelo espanhol. Passado o susto, Nadal voltou a se impor, e fechou a parcial em 6/4.

No segundo set, o espanhol novamente teve início superior, controlando as ações do duelo. Com facilidade, ele alcançou duas quebras de serviço, abrindo 5/1. Assim como ocorreu na primeira parte do jogo, Nadal viu Schwartzman se recuperar e devolver os dois breaks, diminuindo a desvantagem para 5/4. No 12º game, o tenista de Mallorca chegou a outra quebra de serviço na partida, fechando a segunda parte em 7/5.

O terceiro set teve início equilibrado, com ambos os tenistas confirmando seus games de serviço. No quinto game, porém, Nadal conseguiu se impor, e alcançou uma quebra de serviço. No oitavo game, embalado pela larga vantagem, o espanhol ainda conseguiu outro break, fechando a terceira parcial em 6/2.

Semifinais do US Open

Na semifinal do US Open, Rafael Nadal medirá forças contra Matteo Berrettini. Nas quartas, o italiano derrotou o francês Gael Monfils (13 do mundo) por 3 sets a 2, em parciais de 3/6, 6/3, 6/2, 3/6, 7/6 (5).

A outra semi do Grand Slam americano será disputada entre o russo Daanil Medvedev (cinco do ranking) e o búlgaro Grigor Dimitrov (78 do mundo).

Leia mais: Dimitrov mostra confiança para enfrentar Federer no US Open: “Posso oferecer uma boa batalha”

Medvedev vence Wawrinka e avança à semifinal do US Open