Opinião: Desacreditado, Santos de Sampaoli já deu provas de força e pode surpreender Flamengo no Maracanã

Santos caiu de produção no Brasileirão, mas ainda pode se recuperar – e já deu provas que isso pode acontecer

Matheus Henrique Vieira Ramos
Estudante de Jornalismo. Setorista no Torcedores.com do Santos e Botafogo.

Crédito: Foto: Ivan Storti/Santos FC

Duas derrotas, dois empates em casa e uma vitória sofrível contra a Chapecoense nos últimos cinco jogos. Com esses resultados recentes, o Santos perdeu a liderança do Brasileirão e voltaram questionamentos se o Peixe terá força para brigar pelo título.

O torcedor não acredita, muito menos os analistas esportivos, que tratam o time de Jorge Sampaoli como “limitado”. Não concordo com essa análise sobre o elenco do Santos, apesar de reconhecer que alguns jogadores são comuns.

Desacreditado desde o começo da temporada, o Santos já deu amostras de força ao seu torcedor. Quando o presidente José Carlos Peres tinha contratado praticamente ninguém na pré-temporada, vários questionamentos, e este time, visto como “patinho feio”, apresentou um ótimo futebol nas rodadas iniciais, inclusive, deitando e rolando sobre o São Paulo.

Depois de tropeçar nas rodadas finais da fase de classificação do Campeonato Paulista, mais críticas ao Santos, mas o time respondeu bem ao despachar Red Bull Brasil e, mesmo eliminado para o Corinthians na semifinal, deixou o seu torcedor orgulhoso pelo futebol apresentado, sobretudo no duelo de volta realizado no Pacaembu.

Antes do começo do Brasileirão, vários comentaristas colocavam o Santos apenas disputando o meio da tabela, porém, o Peixe teve um início de competição batendo o Grêmio, que era candidato ao título, em Porto Alegre. Aí veio a eliminação na Copa do Brasil e como diz a música de Emicida: “Levanta e Anda”, o Alvinegro Praiano levantou, andou, reagiu, empilhou várias vitórias no torneio de pontos corridos e subiu para a ponta da tabela.

Agora, mais questionamentos… Novamente um time desacreditado por seu próprio torcedor. E uma nova chance para os jogadores e Sampaoli mostrarem que esse time é digno de confiança. A tarefa é ingrata, o Flamengo lidera o Brasileirão, vai jogar com o Maracanã lotado, tem um ataque mortal e pode ser colocado como favorito no confronto, mas nunca é bom duvidar de quem desafia as projeções desde o começo do ano.

*Este texto não necessariamente reflete a opinião do Torcedores

LEIA MAIS: Apresentador do Fox Sports descarta Santos na briga pelo título brasileiro: “Campeão será Flamengo ou Palmeiras

Além de desfalque confirmado no meio-campo, Santos não deve ter Pará contra o Flamengo; entenda

CBF desmembra tabela do Santos no Brasileirão; veja adversários, datas e horários das rodadas 21 a 27