Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Rugby: Ingleses viram samurais em campanha da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Rugby começa amanhã, dia 20 de setembro e a Inglaterra apresentou uma campanha para o clima entre as nações pegar fogo.

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Crédito: Imagem: vídeo/reprodução

A Inglaterra estreia na Copa do Mundo de Rugby, neste próximo fim de semana, contra Tonga, domingo, às 7h15 (Brasília). Nesta edição, que acontece no Japão, a equipe está contando com uma parceria da O2 Sports.

E, para entrar no clima da competição, foi divulgada a campanha “Be Their Armour”, inspirada nos samurais, mostrando as tradições e o patrimônio cultural da nação anfitriã. Além disso, a armadura tradicional dos samurais foi modificada para refletir a camisa de rugby da Inglaterra.

 

Garantindo seguir um posicionamento que não se enquadre em apropriação cultural, ao apresentar ingleses como guerreiros samurais.

A campanha foi criada pela VCCP de Londres, o filme mostra os atletas vestindo armaduras. Estas, para marchar a uma batalha pela cidade, enquanto outros jogadores de diferentes países vão se revelando. Um desses jogadores é Owen Farrell, capitão da seleção inglesa desde 2018, e que joga de fly-half. 

De acordo com a diretora de Maketing da O2,  Nina Bibby, a empresa evitou apropriações culturais. Isso, mesmo se referindo diretamente à cultura japonesa, a empresa evitou qualquer coisa que pudesse dar margem a acusações: “Olhamos todos os detalhes adicionais para garantir que tudo respeitasse a cultura japonesa”, explicou Bibby.

Como foi a produção da campanha?

Além da O2, a Escola de Estudos Orientais e Afrianos, especialistas no tema, e o técnico da seleção inglesa, Eddie Jones – descendente de japoneses – também trabalharam na campanha. Sempre visando não cair em armadilhas de estereótipos.

O luxuoso filme durou oito meses e, segundo a agência, a O2 trabalhou com equipes no Japão e figurinistas. No total, foram mais de 150 figurantes e cavaleiros.

Como parte da campanha, a O2 também apresentou “Travel fan In Japan”, uma série de seis episódios, com o ex-jogador de rugby que virou especialista,Ugo Monye. Além da personalidade da TV, Jamie Laing. Cada episódio explora uma característica do que significa ser um jogador internacional de rugby por meio de cinco elementos do código Bushido, vinculados à cultura samurai: respeito; integridade; dever; fidelidade; e coragem.

Confira o filme completo

 

LEIA MAIS

Como uma seleção vai para a Copa do Mundo de Rugby

Copa do Mundo de Rugby: Base M20 vem forte