Sindicato de Atletas de SP tem estande mais visitado da Brasil Futebol Expo

Com o tema “Capital das Conquista”, o Sindicato de Atletas de SP foi um dos principais destaques da feira em São Paulo

Tathiane Marques
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução

O evento direcionado ao mundo futebol aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, na zona norte da capital paulista. Sem dúvidas, o Sindicato marcou presença na feira Brasil Futebol Expo 2019, promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) durante os dias 04 e 08 de setembro.Em torno de 50 expositores mostraram ao público seus produtos e serviços direcionados ao mercado do futebol.

Tendo como base o tema “Capital das conquistas” uma alusão aos mais de 80 feitos da entidade paulista, o estande do Sindicato foi sucesso de público e o mais visitado da feira. Levando aos presentes uma elucidação sobre o trabalho realizado em prol da categoria profissional e da modalidade.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva

Além disso, foi apresentada as conquistas originárias do sindicato e demonstrado o perfil ativo do mesmo em busca do desenvolvimento do futebol. O trabalho elaborado consiste em impactar a vida de atletas, ex atletas e a sociedade.

Personalidades

O estande também contou com a presença de várias personalidades que passaram por lá, como por exemplo: ex-goleiro Zetti, o ex-meia e comentarista da Fox Sports Carlos Alberto, o ex- atleta e ex- treinador Marcelo Martelotte, Djalminha, Zé Roberto (ex-lateral/meia e atual assessor técnico do Palmeiras), Danilo Avelar (lateral do Corinthians), além das atletas do Futebol feminino do Corinthians.

Emily Lima (ex-treinadora do Santos FC e da Seleção Brasileira), Sandra Santos (Coach e uma das responsáveis pela preparação física também da seleção) e atletas da base do Palmeiras também prestigiaram o estande.

Zé Roberto divulga e autografa livros

Sindicato

O ex-jogador aproveitou a oportunidade, teve o seu livro “Colhendo Frutos em Terra Seca” divulgado e distribuído pelo Sindicato de Atletas de São Paulo. Simpatia em pessoa, Zé Roberto fez questão de autografar no estande boa parte dos 150 livros distribuídos pela entidade.

É um livro autobiográfico que conta a trajetória do atleta, a sua infância e juventude, sua família, sua perseverança para enfrentar as dificuldades e sobre a intervenção divina em momentos cruciais, que o ajudaram a realizar seu sonho de jogar futebol profissionalmente.

Palestra e Debate

Na quinta-feira (05), segundo dia do evento, o único sindicalista do futebol brasileiro convidado pela CBF para palestrar durante a feira, o presidente do Sindicato de Atletas de São Paulo, Rinaldo Martorelli, falou durante quatro horas na Sala Vivo.

A palestra abriu o evento às 18h00 com o auditório lotado, o interesse foi tamanho que acabou deixando pessoas para o lado de fora e vale destacar que foi o único que o espaço não foi suficiente para comportar os interessados.

“Agradecemos a grande procura e aproveitamos para pedir desculpas àqueles que não conseguiram entrar”, disse o presidente antes do início da palestra.

Com o tema “Direitos e Deveres dos Atletas e o atual modelo do futebol brasileiro”, Martorelli discorreu das questões importantes que antecedem o contrato propriamente dito, mas que interferem diretamente nele. Chamou a atenção para a necessidade de autonomia dos atletas, tema amplamente desenvolvido pelo Sindicato. Fez uma abordagem da situação do futebol no atual modelo, expondo vários de seus problemas e propondo soluções.

Siga o Torcedores também no Instagram

O público presente também teve a oportunidade de ouvir como foi a jornada da entidade para conquistar os direitos que a categoria adquiriu, e os assuntos ligados ao tema.

“Trabalho e organização sempre foi marca presente do nosso trabalho ao longo desses anos. Chegamos onde chegamos porque nunca tivemos medo de enfrentar a resistência imposta por aqueles que querem se beneficiar pessoalmente em detrimento do segmento. Levamos proteção para o atleta e para a relação de trabalho, melhoramos muito o setor, mas ainda temos um caminho para trilhar. Há muita gente que não permite a mudança definitiva porque quer continuar com seus privilégios pessoais, mas isso vai cair. Coragem, determinação e persistência estão impregnadas em nosso DNA”, disse Martorelli.

CONCUSSÃO NO FUTEBOL

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo Dr. Renato Anghinah, presidente Associação Brasileira de Traumatismo de Crânio Encefálico (ABTCE).

O Médico Neurologista e Neurofisiologista Clínico e Chefe do Serviço de Reabilitação Cognitiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Anghinah falou sobre a parceria firmada com o Sindicato, sobre os problemas das concussões no esporte e como está sendo desenvolvido o projeto do Sindicato de Atletas SP para a prevenção dos efeitos dos choques de cabeça no esporte, o que leva à preocupação em oferecer melhor qualidade de vida aos ex-atletas.

MESA REDONDA SINDICAL

Já na terceira atração, o Sindicato de Atletas São Paulo fez uma verdadeira mesa redonda da categoria, com a participação de craques que fizeram história no futebol como Zenon (meio-campo do Guarani, Corinthians e Seleção Brasileira), Sérgio Guedes (ex-goleiro do Santos e Cruzeiro), Diego Rai (ex-Portuguesa), Jamelli (ex-São Paulo), Toninho Cecílio (ex-presidente do Sindicato de Atletas SP, ex-atleta, gerente de futebol e treinador) e Arthur Eugenio, renomado jornalista e presidente do site Futebol Interior.

O debate foi acompanhado pelo Desembargador do TRT 15, Francisco Giordanni, pelo presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, pelo Tenente Coronel Reginaldo Blaskowsky, (assessor parlamentar titular do Comando do Sudeste do Exército Brasileiro) além de advogados que atuam no direito desportivo, atletas, ex-atletas, dentre outras ilustres presenças.

EXAMES EM REALIDADE VIRTUAL

E as novidades e atrações não pararam por aí. Nos dias 06 e 07, o sindicato apresentou ao público pela primeira vez em uma feira de futebol o I-PAS, ferramenta de avaliação funcional neural portátil.

No equipamento, foram realizados exames de rastreio cognitivo em ambiente de realidade virtual para detecção de qualquer alteração no atleta, tudo demonstrado ao vivo pelo Dr. Renato Anghinah e equipe.

FUTEBOL ARTE

O artista plástico Ricardo Muñoz, que também participou do Football Parade durante a Copa do Mundo do ano passado, criou dois quadros lindos com os temas: “São Paulo, Capitas das Conquistas” que foi tema do estande e “Sindicato de Atletas SP – a entidade de proteção dos atletas”.

Sindicato
Os quadros despertaram tanto interesse pela beleza e inspiração a ponto de ofertarem altos valores por suas aquisições, mas evidentemente, gentilmente negados pelo Sindicato de Atletas SP.

Para Martorelli a feira foi um sucesso. “Estou muito satisfeito com o resultado. Nosso estande foi o mais visitado e todo nosso conteúdo foi apresentado, além de nossas conquistas e avanços para a categoria. Esse resultado foi fruto de uma estratégia que se mostrou extremamente bem-sucedida, aliás, outra marca desse trabalho”.

O maior sindicalista do futebol brasileiro aproveitou para agradecer o amplo apoio não somente da categoria, mas de todos os profissionais do esporte que demonstraram carinho e respeito pelo trabalho realizado em São Paulo.

“Nós só temos a agradecer. Foi um trabalho muito pensado, diretoria e equipe de altíssimo nível totalmente engajadas mostrando sua competência. Atletas e ex-atletas satisfeitos, autoridades políticas e esportivas tirando o chapéu para nosso trabalho e o público muito feliz com a interação em nosso estande, enfim, o resultado não podia ser outro, sucesso total. Já estamos pensando no próximo ano”, finalizou o presidente.

LEIA MAIS:

Brasileirão 2019 teve mais de 70 mudanças na tabela no primeiro turno; veja todas