Coração vascaíno, piada com o Flamengo e VAR: veja 5 vezes que Chacrinha e futebol tiveram tudo a ver

“Velho Guerreiro” completaria 102 anos nesta segunda-feira e tem muita história com o futebol

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores

Crédito: Chacrinha ao lado de Eurico Miranda em um programa (Divulgação/Vasco)

Chacrinha foi um apaixonado por futebol durante toda sua vida e tinha um amor explícito por um dos maiores clubes do Brasil.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Em homenagem ao aniversário do “Velho Guerreiro”, que completaria 102 anos nesta segunda-feira (30), o Torcedores.com lista 5 relações entre o apresentador e o esporte mais popular do Brasil:

Coração cruz-maltino
Chacrinha jamais escondeu um de seus maiores amores na vida: o Vasco. O apresentador, inclusive, utilizou seu espaço na TV para promover dirigentes e jogadores do cruz-maltino diversas vezes.

Espaço para zoar os rivais ao vivo jamais faltou para o “Velho Guerreiro”, como no vídeo abaixo em que o Flamengo é o alvo:

“Eu não sou Flamengo. Flamengo para mim é o pior time do mundo. No Brasil para mim só existe um time, é o Vasco da Gama!”

Homenagem vascaína
O Vasco produziu uma homenagem especial a Chacrinha em 2017, quando o apresentador completaria 100 anos. Para exaltar o artista, o Cruz-Maltino relembrou seu amor pelo clube na data do aniversário.

“Ele influenciou gerações e promoveu artistas e cantores que pisaram no seu palco ao sucesso e ao estrelato. Um vascaíno de grande coração, Abelardo Barbosa deixou saudade, mas, acima de tudo, nos deixou a sua obra que instiga a admiração de todos.”

O amor e a influência de Chacrinha no clube fora tão grandes que, em 1968, o apresentador recebeu o título de sócio-honorário do Vasco.

Até na várzea
O nome do artista é tão forte que virou alcunha de um time de futebol de várzea. O Chacrinha Futebol Clube disputa competições amadoras e leva o nome de Abelardo Barbosa no escudo e no uniforme.

Porém, o nome do clube amador é em alusão ao nome da comunidade do Chacrinha, no município de Japeri, no Rio de Janeiro, não uma homenagem. Entretanto, é possível ver na página do Facebook do time, que tem mais de 2,4 mil curtidas, a imagem do apresentador em várias artes da equipe.

Renato Gaúcho é o Rei do Futebol
Chacrinha se gabou por boa parte da carreira por ter dado a alcunha de “Rei” ao cantor Roberto Carlos. Porém, em 1988, Abelardo recebeu em seu primeiro ninguém menos que Renato Gaúcho, na época atacante do Flamengo e que se transferiria para a Roma meses depois.

Para homenagear o convidado, Chacrinha não teve dúvidas: disse que, se Roberto Carlos era o rei na música, Renato era a partir dali o “Rei do Futebol”.

Relação com o VAR?
Essa relação entre o apresentador e o árbitro de vídeo veio de uma entrevista recente de Arnaldo Cezar Coelho, ex-árbitro de ex-comentarista de arbitragem.

Ao ser questionado sobre o uso do VAR, Arnaldo disse que a ferramenta era o “Chacrinha moderno”, em alusão ao show e ao espetáculo que era dado pelo artista em seus programas.

Leia mais:
“Se amam e amam futebol”: jornal francês elogia parceria entre Neymar e Mbappé, mas diz que PSG é “lento como um trem de maçãs”