Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

África do Sul vence duelo equilibrado com País de Gales e vai à final da Copa do Mundo de Rugby

País de Gales e África do Sul travaram batalha física durante os 80 minutos da partida. Springboks conquistam vaga na final da Copa do Mundo de Rugby pela terceira vez em sua história

Antonio Carlos Junior
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/RWC

O Estádio de Yokohama recebeu neste domingo (27), o confronto entre País de Gales e África do Sul, pela semifinal da Copa do Mundo de Rugby. O duelo defensivo foi vencido pelos sul-africanos, que avançam à final da competição. De quebra, os Springboks acabam com uma sequencia de quatro derrotas consecutivas para os Dragões.

Você já conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo da partida foi marcado por um jogo extremamente físico e equilibrado. Em busca de sua quinta vitória consecutiva contra os sul-africanos, o País de Gales dominou as ações nos primeiros 20 minutos. No entanto, mesmo com a maior posse de bola e as ações no campo ofensivo, Gales parou na forte defesa dos Springboks. E foi justamente a África do Sul quem abriu o placar. Handre Pollard converteu um chute após penalidade dos galeses e abriu 3 a 0.

A vantagem duraria pouco, já que aos 18 minutos, seria a vez de Dan Biggar converter penalidade e empatar a partida. Os sul-africanos começaram a se soltar na partida e, aos 20, Pollard converteu nova penalidade para abrir 6 a 3 no placar. O jogo, então, voltou a ter forte equilíbrio. Dessa vez eram os Springboks que ficavam com a bola no campo de ataque. E, aos 35, Pollard acertou novo chute para abrir seis pontos. Os últimos cinco minutos foram complicados para os galeses. Apesar de diminuir a desvantagem em chute de Biggar, a equipe precisou fazer duas substituições por conta de lesões. Assim, o primeiro tempo acabou 9 a 6 para a África do Sul.

Segundo tempo

O segundo tempo começou exatamente como o primeiro: extremamente equilibrado. Aos 45 minutos, Biggar converteu pênalti de Eben Etzbeth e deixou tudo igual no placar. O duelo seguiu truncado com as duas defesas em grande atuação, mas aos 57 minutos, Damian de Allende quebrou tackles na parte final do campo para anotar o primeiro try do confronto. Na conversão, Pollard guardou mais dois e os Springboks abriram 16 a 9 no placar.

O try sul-africano fez com que a equipe europeia arriscasse mais ofensivamente. Após minutos de intensa batalha, Josh Adams conseguiu, aos 65, o try para o País de Gales e no chute, Leigh Halfpenny deixou tudo igual. O confronto parecia se encaminhar para o tempo-extra, mas, aos 75, Pollard converteu sua quarta penalidade da partida e colocou os Springboks novamente à frente. No desespero, os europeus tentaram ir para cima, mas foram parados pela sufocante defesa sul-africana, que garantiu o triunfo por 19 a 16.

Final da Copa do Mundo de Rugby

Com a vitória, a África do Sul avança para a final da Copa do Mundo de Rugby, contra a Inglaterra. Essa será a terceira final do país na competição, tendo vencido em 1995 e 2007. O confronto será no próximo sábado (2), às 6h (de Brasília).

LEIA MAIS

Inglaterra faz jogo perfeito e vence Nova Zelândia na Copa do Mundo de Rugby

Título dos Springboks virou história de cinema; relembre