Água Santa: entenda por que o time vai participar do Paulistão 2020

O Água Santa voltará a elite do futebol no Paulistão 2020. Nesta terça-feira (22/10), às 11h, a Federação Paulista de Futebol se reunirá com os 16 clubes convocados, na sede entidade, para tratarem sobre o Conselho Arbitral.

Daniela Santos
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/ Esporte Clube Água Santa

O time do ABCD Paulista é o terceiro melhor colocado da última Série A2 e ele deve herdar a vaga do RB Brasil na elite estadual. A oficialização acontecerá durante a reunião.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

O motivo do Água Santa herdar a vaga do RB Brasil, é porque ele fez uma fusão com o Bragantino. Essa parceria entre os times iniciou na Série B do Brasileiro, onde o Red Bull assumiu a gestão da equipe do interior. Por causa disso, a Federação Paulista de Futebol publicou em setembro uma resolução, onde esclarecia alguns requisitos.

A regra é que essas equipes não poderão disputar a mesma divisão do estadual, e os controladores deverão indicar qual das duas é a principal e qual é a secundária. O time secundário deverá sempre atuar em divisão inferior à do principal. Mesmo que a equipe principal seja rebaixada, a secundária não poderá subir, pelo contrário, deverá cair uma divisão.

Vale dizer que a única vez que o time do ABCD disputou a Série A1 do Paulistão foi no ano de 2016. Nessa mesma temporada a equipe voltou para a Série A2. Mesmo sendo rebaixado, o time de Diadema foi um dos destaques da competição e chegou a vencer o Palmeiras por 4 a 1.

Além do Água Santa, Inter de Limeira (vice-campeão) e Santo André (campeão), também subiram para a Série A1.

Conheça os 16 integrantes do Paulistão de 2020

Água Santa
Botafogo-SP
Bragantino
Corinthians
Ferroviária
Guarani
Inter de Limeira
Ituano
Mirassol
Novorizontino
Oeste
Palmeiras
Ponte Preta
Santo André
Santos
São Paulo

A Federação Paulista de Futebol também já informou os postes para o sorteio que vai definir os grupos da primeira fase da competição.

Pote 1: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos (cabeças de chave)
Pote 2: Novorizontino, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta (6º ao 9º colocado)
Pote 3: Guarani, Oeste, Botafogo e Mirassol (10º ao 13º colocado)
Pote 4: Bragantino, Santo André, Inter de Limeira e Água Santa (14º colocado e os três acessos)

LEIA MAIS:

Campeonato Carioca de 2020 tem mudanças aprovadas; confira