Brady x Manning: afinal, quem é o maior QB de todos os tempos da NFL? Vote

Brady ultrapassou marca de jardas lanças por Peyton Manning no primeiro quarto da partida do Patriots contra o Giants

Antonio Carlos Junior
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação

O quarterback do New England Patriots, Tom Brady segue batendo recordes. Na partida contra o New York Giants, válida pelo Thursday Night Football da sexta semana da NFL, Brady ultrapassou a marca de jardas lançadas por Peyton Manning, aposentado desde 2015.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Durante suas carreiras, Brady e Manning foram rivais, e sempre considerados entre os melhores QBs de todos os tempos. Há quem ache que Manning era melhor, mas os troféus e os quatro anos a mais do “Marido da Gisele” fazem com que ele seja considerado por mídia e torcedores como o melhor de todos os tempos da NFL.

Mas afinal, quem foi melhor? Confira:

Números

JardasJardas por jogoTouchdownsInterceptaçõesRating
Brady72257262,552717497,6
Manning71940270,553925196,5

O quarterback do Patriots lidera em números de jardas totais. No entanto, é necessário lembrar que Brady tem duas temporadas a mais na carreira em relação à Manning. Em seu primeiro ano ele foi reserva de Drew Bledsoe, portanto ele não teve chances de jogo. Ao todo, são nove partidas a mais.

Quando olhamos para as interceptações a vantagem é óbvia para o #12. Com praticamente 80 interceptações a menos, Brady mostra cuidar melhor da bola do que Manning. Em touchdowns o ex-Colts e Broncos leva vantagem, embora esse número deva ser ultrapassado também.

Isso é explicado pelo estilo dos dois jogadores e também por seus recebedores. Manning chegou à NFL para ser “O cara”, e assim ele foi desde o primeiro jogo. Do outro lado, Brady escolhido apenas na 6ª rodada e, se não fosse a lesão de Bledsoe, dificilmente teria tido alguma chance para se tornar o maior de todos os tempos. O QB do Patriots começou a carreira sem grandes alvos, lançando para Deion Branch, David Givens e Troy Faulk. Manning, por sua vez, teve um dos ataques mais explosivos desde o início com: Marvin Harrison, Reggie Wayne, Dallas Clark e Edgerrin James.

Brady só se tornaria o QB cerebral que conhecemos em 2007, com a chegada de Randy Moss. Nesta temporada ele lançou para 4806 jardas, 50 TDs e apenas 8 interceptações.

Conquistas

Ninguém venceu mais o Super Bowl do que Tom Brady. Ao todo, ele chegou em em 9 Super Bowls, tendo conquistado 6. Manning também foi campeão e acumulou passagens na final da NFL, foram 4 aparições, com 2 títulos e 2 vices. Peyton ainda encerrou a carreira sendo campeão, em 2015.

Além dos Super Bowls, ambos acumularam conquistas e troféus em suas carreiras, confira:

Super BowlSB MVPMVPPro-BowlAll-ProJogador Ofensivo do anoLíder em jardasLíder em touchdowns
Brady643145234
Manning2151410234

Enquanto o QB do Patriots leva vantagem em títulos, Manning foi mais vezes eleito o melhor jogador da temporada. Ambos são idênticos em aparições no Pro Bowl e foram eleitos duas vezes o melhor jogador ofensivo da temporada. Além disso, empatam também em temporadas onde foram líderes em jardas aéreas e em passes para touchdown.

Recorde – Vitórias x Derrotas

Com duas temporadas a mais, Brady já acumula mais vitórias que seu rival. Ao todo, o QB do Patriots venceu 213 partidas de temporada regular, contra “apenas” 186 de Manning. Nos playoffs a vantagem é ainda mais ampla para Brady: 30 vitórias e 10 derrotas contra um recorde de 14-13 de Manning.

Confronto direto

A vantagem é mais uma vez de Brady, que venceu os seis primeiros jogos da rivalide. No entanto, após os seis primeiros confrontos, Manning achou o caminho da vitória e venceu 6 dos últimos 11 duelos.

VitóriasTouchdownsInterceptações
Brady113215
Manning63522

Nesses 17 confrontos, Peyton lançou para três touchdowns a mais do que Brady (35 x 32), mas levou a pior no número de interceptações com 22, contra apenas 15 de Brady.

Conclusão

A rivalidade entre Tom Brady e Peyton Manning foi – e ainda é – uma das mais fortes da NFL. Enquanto os torcedores do Patriots não concordem, Manning fez por valer a briga para ser considerado o maior de todos os tempos. Apesar disso, os títulos e a superioridade no confronto direto dão uma leve vantagem para Brady.

A verdade é que não há perdedores neste duelo. Tanto um quanto o outro brilharam na NFL e transformaram a liga no que ela é hoje, com uma maior inclinação para os passes em relação ao jogo corrido. A discussão sobre quem é melhor (ou maior) dificilmente deixará de existir, mas o que importa é que ambos deixam legados irreparáveis.

E para você leitor, qual dos dois foi maior, Manning ou Brady? Vote!

 

LEIA MAIS

NFL estuda possibilidade de aumentar número de jogos da temporada

NFL anuncia DraftKings como parceiro oficial de Fantasy