Brasil enfrenta Senegal pela primeira vez na história; confira o retrospecto recente dos brasileiros contra seleções africanas

Enfrentando um adversário inédito nesta quinta-feira (10), Brasil tem ampla vantagem contra seleções africanas ao longo da história

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Rafael Ribeiro/ CBF

Brasil e Senegal medem forças nesta quinta-feira (10), às 9h (de Brasília), em amistoso no Estádio Nacional de Singapura. Esta será a primeira vez na história em que as duas seleções se enfrentam pela categoria principal. O único embate aconteceu na semifinal da Copa do mundo sub-20 de 2015 e terminou com vitória da geração que contava com Gabriel Jesus por 5 a 0. Marcos Guilherme (duas vezes), Correa (contra), Boschilla e Jorge, marcaram os gols que garantiram a seleção canarinho na final contra a Sérvia (que seria campeã naquele ano).

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Brasil x seleções africanas – retrospecto

Apesar de nunca ter jogado contra os senegaleses, a seleção principal conta com um histórico extremamente favorável quando enfrenta seleções do continente africano. Foram 19 partidas do Brasil contra adversários da África neste século e apenas uma derrota, diante de Camarões por 1 a 0, na Copa das Confederações de 2003. Eto’o anotou o único tento da partida.

100% em Copas do Mundo

Desde então, foram apenas vitórias dos brasileiros, algumas delas marcantes, como o 3 a 0 contra o Gana, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006 (em jogo que marcou o recorde de gols estabelecido por Ronaldo), o 3 a 1 diante da Costa do Marfim no Mundial de 2010 e, recentemente o 4 a 1 sobre Camarões na Copa realizada no Brasil. Aliás, todas as vezes em que teve pela frente adversários africanos na maior competição do mundo, o escrete canarinho levou a melhor, defendendo 100% de aproveitamento.

Pesadelo nas Olimpíadas

Por outro lado, o retrospecto da seleção brasileira contra os africanos em Olimpíadas não é dos melhores. Em 12 confrontos nos Jogos Olímpicos, o Brasil venceu seis, empatou três e foi derrotado em outras três oportunidades. As derrotas para a Nigéria por 4 a 3 em 1996 e para Camarões por 2 a 1 em 2000 culminaram com eliminações marcantes para o torcedor brasileiro.

LEIA MAIS:

Adversário inédito do Brasil, Senegal surpreendeu o mundo ao bater a seleção francesa na Copa de 2002; relembre