Brasileirão: audiência de jogos do torneio aos domingos é maior em relação a 2018, aponta estudo

De acordo com estudo apresentado em evento, torneio nacional tem público médio de 7 milhões de pessoas aos domingos

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 26 anos.Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017).

Crédito: Reprodução/flamengo

A média de audiência de jogos do Brasileirão Série A 2019 que foram disputados aos domingos está 3% maior se comparado ao ano passado. É o que afirma o diretor do Ibope Repucom e COO da Kantar Sports, José Colagrossi, em evento da Sport Promotion realizado na semana passada. A entrevista foi realizada pelo portal de notícias Tela Viva.

Conforme o estudo, o público médio de jogos do Brasileirão 2019 aos domingos é de 7 milhões de pessoas (dados da transmissão ao vivo dos jogos na Globo na Grande S. Paulo, maior mercado do País), contra 6,8 milhões em relação ao ano anterior.

De acordo com Colagrossi, a média de audiência pode aumentar para 7,5 milhões de telespectadores por jogo.

No entanto, um fenômeno tem crescido recentemente no mercado da comunicação: as transmissões esportivas via streaming.

O executivo do Ibope, entretanto, afirma que a televisão, a curto prazo, vai prevalecer como o meio de comunicação favorito dos torcedores.

“Por muito tempo ainda a TV vai continuar sendo a forma predileta para o brasileiro assistir ao futebol”, diz Colagrossi, ao Tela Viva.

TV aberta ‘faz diferente’ neste ano

O Grupo Globo sempre ‘seguiu uma regra’ para a transmissão em TV aberta de jogos do Brasileirão no fim de semana: escolher uma partida que fosse marcada aos domingos, às 16h. A exceção é quando há eleições no país. Entretanto, fez diferente neste ano.

A empresa detentora dos direitos de transmissão do campeonato nacional exibiu o jogo Corinthians x Palmeiras, jogo válido pela rodada 13 e que foi disputado num domingo, às 19h.

Disputado em Itaquera, o clássico paulista terminou 1 a 1. Manoel abriu o placar para o Corinthians. Felipe Melo empatou para o Verdão.

Leia também:

Brasileirão: CBF busca aproximação a clubes e torcedores para se desviar de rótulo de inimiga