Brasileirão: veja as chances de título, Libertadores e rebaixamento após a 24ª rodada

Equipes começam a pegar a calculadora para traçar metas na reta decisiva do certame

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Crédito: Reprodução

Restando 14 rodadas para o seu término, o Brasileirão 2019 começa afunilar em sua disputa. Exceto o líder Flamengo que conseguiu abrir uma boa frente para o segundo colocado após o desfecho da 24ª rodada, e Chape e Avaí que caminham para um iminente descenso, praticamente todos os setores da tabela vivenciam o tradicional equilíbrio, isso se intensifica principalmente na parte de baixo da tabela.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Com base nos dados do site InfoBola listamos para você como estão as chances das equipes na luta pelo título, Libertadores e fuga contra a Série B de 2020.

CHANCES DE TÍTULO

Com o desfecho da 24ª rodada, o Flamengo disparou oito tentos no topo do Brasileirão e, consequentemente, viu as chances de título serem ampliadas para 85% restando 42 tentos em disputa. Mesmo na terceira posição, o Palmeiras ainda está à frente do Santos na possibilidade de ficar com o deca (8% a 6%). Fechando o G4, o Corinthians, que aparece a 12 tentos do líder, figura com apenas 1% de chance.

Flamengo – 85%

Palmeiras – 8%

Santos – 6%

Corinthians – 1%

LIBERTADORES (Vaga direta)

Quando o assunto é o torneio continental, Flamengo, Palmeiras e Santos estão com campanhas bem encaminhadas para consolidarem a vaga direta para a fase de grupos. Corinthians, São Paulo e a dupla Gre-Nal surgem como outros postulantes à classificação. Bahia, Goiás e Atlético-MG ainda alimentam o sonho.

Flamengo – 99%

Palmeiras – 91%

Santos – 86%

Corinthians – 48%

São Paulo – 26%

Grêmio – 17%

Internacional – 16%

Bahia – 12%

Goiás – 3%

Atlético-MG e Botafogo – 1%

CHANCES DE REBAIXAMENTO

Mergulhados no Z4, Chapecoense e Avaí precisam de um verdadeiro milagre para evitar o descenso. O Verdão do Oeste amarga quase dois meses de jejum sem vitórias, enquanto o rival tem empatado ou perdido duelos diretos na luta contra a degola. Caso as equipes catarinenses não consigam reverter o cenário, a disputa ficará frenética pelas duas últimas indesejáveis vagas para a segundona. E neste recorte, há promessa de fortes emoções.

No momento, o Cruzeiro e Ceará aparecem com mais chances de rebaixamento. Respirando pela boa campanha recente em seus domínios, o CSA saiu do Z4 na 24ª rodada e tentará diminuir as probabilidades de retornar para a Série B no próximo ano. Fluminense, Vasco e Botafogo também ainda aparecem na lista dos arriscados. Na última temporada, a “nota de corte” para escapar do rebaixamento foi de 43 pontos, índice este que possivelmente deve ser menor em 2019.

Chapecoense – 96%

Avaí – 92%

Cruzeiro – 73%

Ceará – 52%

CSA – 37%

Fluminense – 21%

Vasco – 11%

Fortaleza – 11%

Botafogo – 4%

Atlético-MG – 3%

Goiás – 1%

LEIA MAIS:

Brasileirão: Flamengo é a melhor equipe do returno; veja a classificação