Brasileiros lideram ofensiva no Vissla ISA World Junior Championship

Jovens promessas do surfe brasileiro estão se destacando entre os surfistas do mundo inteiro no Mundial Sub 18 da ISA

Aline Taveira
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: Mariana Areno (ISA/Ben Reed)

A melhora das condições na Califórnia ajudou o desempenho de Caio Costa, Kainan Meira, Sophia Medina e Mariana Areno, que comandaram o show entre os brasileiros no Vissla ISA World Junior Championship, o Mundial Sub 18 da ISA.

Entre os homens, Caio e Kainan estrearam no Mundial e conseguiram por alguns dos maiores somatórios do dia na categoria Sub 16. Eles venceram suas respectivas baterias e juntaram-se ao paraibano Yuri Barros na segunda fase do evento.

O paulista Caio Costa foi o primeiro a surfar pela 27ª bateria da primeira fase e anotou 7.37 e 7.17 para deixar o atleta de Taiwan Du Nuo Ya (2º) e o argentino Ignacio Ruggiero (3º) em combinação de notas. Já Kainan, atleta da Ilha do Mel (PR), arrancou 7.27 e 7.23 para avançar ao lado do argentino Nazareno Pereyra (2º) e despachar o surfista de Barbados Lance Bourne para a repescagem.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Já a categoria Sub 18 masculina não foi para a água na segunda-feira. O catarinense Heitor Mueller e o baiano Diego Santos triunfaram no domingo estão garantidos na segunda fase, enquanto o Lucas Vicente Silva encara a repescagem.

Representantes brasileiras na Sub 16, Sophia Medina e Mariana Areno também zeram bonito em Huntington na última segunda e dominaram suas respectivas disputas. Elas juntam-se à paulista Isabela Saldanha, que havia conquistado vaga à segunda fase no último domingo.

Irmã mais nova do bicampeão mundial Gabriel Medina, Sophia anotou 10.43 pontos para vencer a disputa sobre a portuguesa Beatriz Carvalho (2ª), a chinesa Yang Siqi (3º) e a canária Claudia Cosgrove (4º). Já a carioca Mariana Areno ficou com 9.67 no somatório na bateria que também classicou a portuguesa Francisca Veselko ao segundo round. A russa Elvira Shvetsova e a chinesa Jin Shuhan caíram para a repescagem.

Já na categoria Sub 18, depois de estrear com 100% no último domingo, o trio brasileiro formado por Julia Duarte, Maju Feitas e Pâmella Mel teve duas baixas em Huntington Beach.

Enquanto Julia Duarte conseguiu carimbar o passaporte ao terceiro round ao ficar em segundo em sua bateria, Pâmella Mel e Maju Freitas acabaram em terceiro e vão disputar a repescagem do Mundial Sub 18.

Leia mais: Rodrigo Koxa forma dupla com Pedro Scooby no ‘Nazaré Tow Surfing Challenge’

Tatiana Weston-Webb faz testes no COB e visita patrocinadores no Brasil

John John Florence anuncia melhora e foca em Pipeline e nas Olimpíadas