Câmara convoca Ronaldinho pra esclarecer ligação com indícios de pirâmide financeira

A empresa utiliza a imagem de Ronaldinho Gaúcho para fazer propaganda

Joao Vitor Rocha
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) um convite para Ronaldinho Gaúcho prestar esclarecimentos sobre “indícios de pirâmide financeira em operações da empresa 18kRonaldinho”. A informação foi publicada inicialmente pelo UOL Esporte.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

O requerimento de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) foi aprovado na comissão especial da Câmara que trata do projeto de Lei que pretende regulamentar as moedas virtuais no Brasil.

Além de Ronaldinho Gaúcho, foram convidados a compor a mesa na sessão da comissão representantes do Ministério Público Federal (que analisa duas representações contra a 18kRonadlinho), da Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), da Polícia Federal, da empresa 18kRonaldinho e da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB). Os convidados não são obrigados a comparecer.

Posição da defesa

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Sérgio Queiroz, advogado de Ronaldinho, afirmou que o jogador rompeu com a empresa e que nunca autorizou ter seu nome envolvido em associação a Bitcoins.

“O Ronaldo fechou um contrato de publicidade para vender relógios em 2016. Depois foi feito outro contrato quando a empresa quis entrar no marketing multinível, para vender outros produtos além de relógio. O Ronaldo nunca deu autorização para negócio com Bitcoin. Assim que soubemos disso, rescindimos o contrato, e agora eles não têm mais nenhuma autorização para usar a imagem do Ronaldo”, afirmou ao UOL Esporte.

Pirâmide financeira

A pirâmide financeira é proibida no Brasil pela Lei 1.521/51 e configura crime contra a economia popular. O sistema se baseia em dar lucro aos investidores através da associação de novas pessoas. Ao passo que o ritmo de associação diminui, não é possível cumprir as promessas de retorno rápido e fácil e a pirâmide entra em colapso.

LEIA MAIS

Empresa ligada a Ronaldinho é investigada por indícios de pirâmide financeira