Tricampeão! Confira a campanha do Brasil na conquista do terceiro título da Copa do Mundo de vôlei

Brasil é tricampeão por uma rodada de antecipação após vitória contra o Japão

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: FIVB/Divulgação

O Brasil foi implacável na Copa do Mundo de vôlei do Japão.  Somando dez jogos e dez vitórias o time verde-amarelo manteve 100% de aproveitamento em todo o torneio.  O grupo liderado pelo técnico Renan apresentou durante toda a competição movimentos de precisão e em uma atuação extraordinária, perdendo apenas 5 sets ao todo.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique aqui e se inscreva!

Nesta segunda (14), a equipe brasileira entrou em quadra precisando de só mais uma vitória contra os donos da casa para comemorar o título antecipado. O Brasil foi com tudo para cima da seleção japonesa e conquistou a vitória por 3 a 1. As parciais foram de 25/17, 24/26, 25/14 e 27/25. Com o resultado, a seleção brasileira conquista pela terceira vez na história o título da Copa do Mundo, já que tinha vencido em 2003 e 2007.

A Copa do Mundo de vôlei é realizada de quatro em quatro anos, sempre no ano que antecede a Olimpíada, no sistema de pontos corridos. Após a partida o Brasil chegou a 29 pontos, e como não poderia ser alcançado pelos adversários foi consagrado campeão. A Polônia é a segunda colocada na tabela, com 25 e o máximo que poderia alcançar com uma vitória nesta terça seria 28.

O caminho do Tri

A campanha para o tricampeonato brasileiro teve início contra o Canadá, na cidade de Nagano no Japão. Na partida a seleção masculina impôs autoridade em quadra e venceu Canadá por 3 a 0 (25/14, 25/22 e 25/14).

O feito foi sobre os canadenses na estreia foi repetido contra a Austrália. O Brasil não deu folga e atropelou a time da Oceania com parciais de 25/14, 25/20 e 25/17.

Mantendo a ponta da competição disputada no Japão. A seleção brasileira fez bonito com as mãos e os pés. Contra o Egito o time verde e amarelo venceu por 3 x 1. O destaque da partida foi uma recepção espetacular de Alan com os pés em um dos saques dos adversários.

Mostrando que foi para Japão com muita fome de vitória e com foco no terceiro título. O Brasil despachou a Rússia parciais de 3 sets a 0, depois o Irã por 3 sets a 1 (25/27, 25/21, 27/25, 25/22) em Nagano.

O Brasil seguiu imbatível na Copa do Mundo de vôlei masculino. Na segunda fase, em Hiroshima passeou contra os Argentinos, EUA e Tunísia, venceu os três com o resultado de 3 sets a 0.

Após estas vitórias, na oitava rodada competição a seleção brasileira passou a somar 24 pontos e uma trajetória invicta. Os poloneses vinham na segunda colocação, com 21.

Na nona rodada, o desafio contra os poloneses tinha um gosto especial. Já que a Polônia era o adversário direto do Brasil na busca pelo título, a partida veio como uma final antecipada. Em um duelo eletrizante a seleção brasileira bateu os poloneses no tie-break por 3×2 (19/25, 25/23, 25/19, 16/25 e 15/11). Depois a seleção venceu o Japão e conquistou o titulo.

Brasil tem ainda o último compromisso, nesta terça, contra a Itália às 3h (de Brasilia).

Leia mais

É ouro! Arthur Nory é o melhor do mundo no Mundial em Stuttgart