Cinco grandes games de estratégia que vale a pena conhecer

Trazemos aqui cinco jogos/franquias de estratégia ideais para quem quer conhecer melhor o gênero ou se já gosta, que vale a pena jogar

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores

Crédito: reprodução youtube

Um estilo que costuma ter jogadores bem fiéis, os jogos de estratégia são aqueles que exigem muito mais tempo para serem concluídos. Por conta disso, infelizmente é um gênero que não tem recebido tantos títulos como antes, pois muitos hoje tem a preferências por games mais curtos e dinâmicos. Porém para aqueles que apreciam o estilo ou então buscam conhecer mais sobre, temos cinco boas opções para você conhecer e são elas:

1 – Franquia Age Of Empires

Um jogo que você evolui sua cidade acompanhando junto a evolução da humanidade e tenta fazer sua civilização prosperar em relação às outras é uma ótima pedida para que gosta de jogos com contexto histórico. As expansões e continuações possibilitam utilizar grandes heróis reais e mitológicos, assim como monstros e outros seres fantásticos.

Teve jogos lançados para Nintendo DS e PC.

2 -Franquia Final Fantasy Tactics

Um Final Fantasy diferente do tradicional em relação as batalhas, pois diferente da batalha de turnos onde se ataca diretamente o alvo, este tem um mapa, onde o jogador controla um determinado número de personagens e procura a melhor estratégia para atacar e cercar seu adversário. Existem diversas possibilidades como atacar por trás, cercar e de acordo com a situação o jogador pode ganhar bônus e vantagens no ataque e também na defesa.

Teve jogos lançados para Playstation one, PSP, Nintendo DS, Game Boy Advance, Wii U e dispositivos móveis.

3 – Vakyrie Profile: Covenant Of The Plume

Talvez um dos menos conhecidos da lista, mas um dos mais interessantes. Ele faz parte do enredo dos jogos Valkyrie Profile, porém com uma grande diferença: ao invés de jogar com uma Valquíria, você usará um humano que deseja se vingar dela por ter levado seu pai como um Einherjar (almas de guerreiros levadas para Valhalla). O sistema de jogo lembra o dos outros jogos da série, com cada personagem sendo acionado por um botão, mas a grande diferença está no sistema de jogo, que lembra o do Final Fantasy Tactics, onde o personagem anda pelo cenário e pode atacar sozinho ou em grupo, de acordo com a proximidade dos personagens em relação ao alvo. Outro ponto interessante é a possibilidade de ter bônus de ataques, caso você posicione os personagens de forma estratégica, como cercando o inimigo, por exemplo.

4 – Plants vs Zombies

Um jogo de estratégia não muito convencional, onde seu objetivo é defender seu território de zumbis utilizando uma imensa variedade de plantas. O estilo é conhecido por “tower defense” e depende de você montar uma boa estratégia para segurar todas as ondas de ataques de zumbis. Os mais recentes jogos, são estilo tiro em terceira pessoa, saindo um pouco da ideia original.

Foram lançados jogos para as plataformas Playstation 3, PSVita, Playstation 4, Xbox 360, Xbox one, Nintendo DS, dispositivos móveis e PC.

5 – Warcraft III

Lembrando o estilo de Age Of Empires, porém com a diferença de que ele se passa em um reino fantástico, com diversas raças diferentes. Warcraft 3 foi feito para PC foi um dos grandes sucessos no começo do Século XXI, especialmente com as possibilidades de jogos multiplayer. A melhor parte fica por conta das diversas expansões que o jogo possui e que podem trazer longas horas de jogo, sozinho ou acompanhado.

Leia mais:

Fifa 20 é lançado nesta sexta (27); confira as novidades

10 músicas que já fizeram parte da trilha sonora de PES