Com Flamengo ainda em primeiro, veja o novo ranking das redes sociais dos clubes brasileiros

Finalistas da Copa do Brasil, o campeão Athletico Paranaense e o vice Internacional tiveram crescimentos em setembro

Rogério Araujo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/Arte/Escudos Clubes

Nesta segunda-feira (7), o Ibope Repucom divulgou o ranking digital dos clubes brasileiros referente ao mês de setembro de 2019. Com a atualização, o Flamengo segue na ponta do ranking e foi a equipe com o maior crescimento no mês.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Além do rubro-negro carioca, os finalistas da Copa do Brasil, o campeão Athletico Paranaense e o vice Internacional, também tiveram crescimentos. O levantamento também mostra que houve crescimento de Corinthians e Palmeiras. Somados, os cinco clubes tiveram 718 mil novos inscritos nas redes sociais em setembro. Mais de dois terços (61%) do total de novas inscrições nas contas oficiais dos times no mês.

Em setembro, o Internacional obteve 82 mil seguidores, já o Athletico teve 71 mil novos inscritos no período.

O Ibope Repucom ainda destaca que o Flamengo ampliou sua vantagem na liderança do ranking. Só neste ano, o clube já tem quase 3,4 milhões de novos inscritos em suas redes sociais oficiais. É o dobro de seu resultado durante todo o ano de 2018 (1,7 milhão de novos inscritos).

“Não há fronteiras no mundo digital e não há limite para o fortalecimento da cultura digital de todo o mercado, e isso se aplica a todos os clubes ou entidades esportivas, independentemente de seu tamanho ou popularidade. Ainda há muita oportunidade de mesmo os clubes com maiores torcidas e bases digitais desenvolverem e expandirem seu alcance. Obviamente, a fase do clube influencia fortemente no nível de interesse e demanda por consumo de conteúdo por parte dos torcedores, mas gerar conteúdo de qualidade e relevante para os torcedores está total e exclusivamente sob o controle da gestão de comunicação dos clubes”, diz José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom

O Flamengo lidera o ranking geral, seguido por Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

Veja o ranking completo:

LEIA MAIS: