
Crédito: Foto: Divulgação
Neste sábado (05), a cidade de São Paulo sediará o início da etapa paulista da Copa dos Refugiados e Imigrantes. O evento, que é um importante projeto de integração para refugiados e imigrantes no Brasil, ocorrerá nos dias 05, 06, 13 e 20 de outubro, na Vila Clementino. A Etapa São Paulo reúne mais de 200 jogadores amadores, sendo 20 de cada seleção, que representarão seus respectivos países de origem. O tema da edição 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”.
Países envolvidos e organização
Criada pela ONG África do Coração, a Copa dos Refugiados conta com representantes de diversos países do globo, como Guiné-Bissau, Tanzânia, Líbano, Mali, Venezuela, Camarões, Coréia do Sul, República Democrática do Congo, Togo, Colômbia, Haiti, Gâmbia, Angola, Nigéria, Níger e Benin.
A organização do evento conta com outros importantes órgãos: Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), San José Clube, Ponto e Asav.
Neste ano, a competição já sediou etapas em Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE). Ao todo, o projeto envolverá aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades. São 46 seleções agregando pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.
Copa dos Refugiados
A abertura da Etapa São Paulo ocorreu já nesta sexta-feira (04), às 14h, em evento realizado no Museu do Futebol. A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, João Dória, e do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr.
Nos gramados, a bola começará a rolar neste sábado (05). Já no domingo (06), o torneio receberá partidas das quartas de final. Nos dias 13 e 20, os atletas disputarão as semifinais e a decisão, respectivamente.
No domingo, além das partidas, o público poderá presenciar uma feira cultural, que será composta por músicas, danças, rodas de conversa, exposições de produtos, comidas típicas, trancistas e muito mais.
Objetivos da Copa dos Refugiados
A Copa dos Refugiados busca promover protagonismos, mostrar as realidades e, assim, dar mais um passo para romper os preconceitos, as discriminações e lutar contra a xenofobia. Além disso, o evento chama a atenção para as necessidades de inserção dos refugiados e imigrantes no mercado de trabalho.
O chefe da missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux, falou sobre a importância do projeto.
“O aspecto sociocultural, muitas vezes, é deixado em segundo plano na integração dos migrantes. Para a OIM, apoiar iniciativas como essa é fundamental para criar condições que garantam uma inclusão sustentável e que beneficia a todos”, disse.
Serviços
Datas – Jogos: 05/10, 06/10, 13/10 e 20/10
Local – Jogos: Rua Pedro de Toledo 1.651, na Vila Clementino
Data – Feira Cultural: 06/10
Horário – Feira Cultural: das 10h às 19h – entrada gratuita
Local – Feira Cultural: Alameda Iraé, 35, na Vila Clementino
Leia mais: Brasileirão: confira a agenda de jogos da 23ª rodada
CBF admite erro de árbitro em gol anulado do Palmeiras contra o Internacional