Dérbi: Relembre seis duelos entre Palmeiras x Corinthians no Pacaembu

Dérbi do próximo mês pode ser jogado no Pacaembu, já que o Allianz Parque receberá um festival de música no mesmo dia

Gustavo Prado
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

O Dérbi entre Palmeiras x Corinthians, válido pelo segundo turno desse Brasileirão, já tem data marcada: sábado, dia 9 de novembro, às 19h. O que ainda não se sabe é onde a partida será jogada, isso porque no mesmo dia o Allianz Parque vai receber o Festival Nova Brasil, que será realizado no anfiteatro do estádio, quatro horas antes do Dérbi. Com isso o clássico pode ser realocado para o Pacaembu.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

O Torcedores relembra seis partidas marcantes entre Palmeiras x Corinthians que aconteceram no Estádio Municipal do Pacaembu.

Palestra Itália 2 x 1 Corinthians – Dérbi da Taça Cidade de São Paulo (1940)

O primeiro Dérbi no Pacaembu aconteceu no torneio de inauguração do estádio. Coritiba e Atlético-MG também participaram do quadrangular e foram eliminados nas semifinais. Na grande decisão o Palestra venceu o Corinthians por 2 x 1 e levantou a primeira taça do mais novo estádio da capital. Echevarietta e Luizinho marcaram para o Palmeiras e Begliomini, contra, fez o do Timão.

Palmeiras 3 x 1 Corinthians – Amistoso (1945)

Em 13 de outubro 1945, Palmeiras x Corinthians se enfrentaram em um amistoso com o objetivo de arrecadar fundos para a campanha do Partido Comunista Brasileiro. O clássico, que marcou a estreia de Osvaldo Brandão no banco palmeirense, terminou com vitória do Palmeiras por 3 x 1, gols de Waldemar Fiúme, Lima e Villadoniga; Servilio marcou o único gol corintiano. Com o jogo, o PCB arrecadou Cr$ 114.464,00. Essa partida ficou conhecida como O Jogo Vermelho.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians – Campeonato Brasileiro (1994)

Em 1994, Palmeiras x Corinthians fizeram a final do Campeonato Brasileiro, e os dois clássicos foram disputados no Pacaembu. No Dérbi de ida, o Verdão levou a melhor, vencendo o Timão por 3 x 1. A volta aconteceu no dia 18 de dezembro e terminou empatada em 1 x 1. Marques abriu o marcador para o Timão logo no início, mas no fim do jogo Rivaldo empatou e garantiu o oitavo título brasileiro ao Alviverde.

Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Campeonato Paulista (2011)

Quatro dias após ser eliminado pelo Tolima na pré-Libertadores, o Timão encarou o Palmeiras no Pacaembu, em jogo válido pela sétima rodada do Estadual. O Palmeiras estava invicto no campeonato e vinha de cinco vitórias consecutivas, mas isso não intimidou o Corinthians, que com um gol de Alessandro aos 37 do segundo tempo, calou a maioria presente no Pacaembu e venceu o Dérbi por 1 x 0. A vitória foi essencial para a permanência de Tite no comando alvinegro.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians (5×6 nos pênaltis) – Campeonato Paulista (2011)

Naquele mesmo Paulistão, os rivais voltaram a se encontrar na semifinal, em partida única. O Dérbi foi bastante pegado, o zagueiro Danilo e o técnico Felipão foram expulsos pelo lado do Palmeiras. O clássico terminou empatado em 1×1, Leandro Amaro fez para o Verdão e Willian empatou para o Corinthians. Nos pênaltis, Julio Cesar defendeu a cobrança de João Vitor e Ramirez converteu a penalidade decisiva, classificando o Timão para a decisão do estadual e eliminando o arquirrival nos pênaltis pela primeira vez na história.

Palmeiras 0 x 0 Corinthians – Campeonato Brasileiro (2011)

O Timão chegou para a última rodada do Brasileirão 2011 na liderança do torneio e dependia apenas de um empate no Dérbi para conquistar a taça. E foi o que aconteceu. Antes de começar a partida, os jogadores e torcedores corintianos fizeram um minuto de silencio em homenagem ao ídolo Socrates, que faleceu naquela madrugada.

Com a bola rolando pouca coisa aconteceu. O momento mais marcante do jogo acorreu já no final, quando Jorge Henrique provocou os palmeirenses com um chute no vácuo, causando uma confusão generalizada.  No final de tudo, após duas expulsões de cada lado, a partida terminou sem gols e o Timão comemorou seu quinto título brasileiro.

VEJA MAIS:

CBF marca Palmeiras x Corinthians para o Allianz Parque em dia de show na arena