
Crédito: Divulgação - Fifa
Nesta quarta-feira (02), o Órgão de Decisão da Comissão de Ética da Fifa condenou o ex-presidente da Conmebol, Eugenio Figueredo, como culpado por violar o Código de Ética da entidade por propina. Diante disso, o ex-mandatário foi banido de maneira definitiva do futebol.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
No comunicado divulgado nesta quarta, a Fifa explicou que a decisão do Órgão de Decisão “considera que o Sr. Figueredo violou o art. 27 (propina) do Código de Ética”, por isso “o desabilitou por vida para participar de atividades relacionadas com o futebol (administrativas, esportivas ou qualquer outra) tanto no âmbito nacional como no internacional”.
Fora do futebol, o Eugenio Figueredo ainda terá que pagar uma multa fixada de um milhão de francos suíços, o que equivale a cerca de R$ 4,2 milhões. A suspensão definitiva do ex-mandatário uruguaio começa a vigorar a partir da data da decisão da pena.
La FIFA anunció la suspensión de por vida a Eugenio Figueredo, expresidente de la CONMEBOL, por de violar el código de ética por cohecho
? Es culpable de recibir sobornos bajo su mandato en la organización sudamericana por concesión de derechos de TV.
? Vía: @fifacom_es pic.twitter.com/RkMJZbQpfa
— LaFórmulaEs…Orvañanos (@LaformulaesO) October 2, 2019
Além de comandar a Conmebol, Figueredo também foi vice-presidente da entidade sul-americana, e foi membro de diversas comissões da Fifa. Nas investigações lideradas pela confederação máxima do futebol, foi constatado que o uruguaio se envolveu um esquema de propinas envolvendo a concessão de direitos de televisão e marketing entre os anos de 2004 e 2015.
LEIA MAIS: