FIFA garante mais transparências em suas decisões éticas e disciplinares

Entidade promete mais informações e detalhes sobre vereditos em seus julgamentos

Wesley Alencar
Jornalista."Foi difícil chegar onde cheguei, mas ainda não cheguei a lugar nenhum" - Lucas Silva, Flamengo

Crédito: Reprodução / Site Oficial FIFA.com

Nesta quinta-feira, a FIFA, entidade máxima do futebol, anunciou que compartilhará mais abertamente os detalhes e explicações sobre os vereditos em casos de disciplina e ética. Geralmente, a entidade fornece apenas alguns poucos detalhes e dados.

“O problema era que as pessoas não sabiam as razões pelas quais as decisões eram tomadas e isso tornava inevitável questionamentos e suspeitas”, disse o subsecretário-geral da FIFA, Alasdair Bell, ao diário AS.

Em comunicado, a entidade divulgou também que abriu um portal afim de oferecer acesso direto aos documentos dos processos. As publicações vão conter desde detalhes sobre a suspensão dos membros envolvidos em casos de subornos, comportamentos racistas dos torcedores nos estádios e outros casos de mal comportamento de jogadores e treinadores durante as partidas.

Documentos relacionados a procedimentos do Tribunal Arbitral do Esporte (o TAS, na sigla em inglês), que envolvam a FIFA e suas federações associadas, como no caso do jogador Paolo Guerrero, que ficou suspenso após decisão do TAS em 2018, também estarão disponíveis no novo portal.

LEIA MAIS: