Fórmula 1 monitora possível impacto de tufão no GP do Japão

Fórmula 1 prometeu colocar a segurança dos atletas e dos torcedores em primeiro lugar diante da previsão de um tufão neste final de semana no Japão

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores

Crédito: Charles Coates/Getty Images

“Estamos atentos”. Pelo menos foi isso o que os organizadores da Fórmula 1 afirmaram sobre a possibilidade da chegada de um tufão e seus possíveis impactos no Grande Prêmio do Japão, que acontece nesta final de semana. O Tufão Hagibis é a principal notícia da imprensa japonesa nos últimos dias.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Segundo informações divulgadas pela imprensa do Japão, o Hagibis é comparável por especialistas a um furacão de categoria 5. Ainda segundo especialistas ele está seguindo na direção da cidade de Honshu, mas deve chegar em terra firme apenas no sábado ou domingo, justamente nas datas do Grande Prêmio do Japão.

A previsão aponta ainda para grandes chuvas e ventos muito fortes na área do Circuito de Suzuka no sábado. O tempo deve abrir no domingo pela manhã.

O que diz a Federação

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) emitiu nesta quinta-feira (10) um comunicado oficial sobre a situação. “Todo esforço está sendo feito para minimizar a interrupção do cronograma da Fórmula 1, no entanto, a segurança dos fãs, competidores e todos no circuito de Suzuka continua sendo a principal prioridade. Todas as partes continuarão monitorando a situação e fornecendo novas atualizações no devido tempo”, diz o comunicado.

Não é a primeira vez

Problemas com o tempo em circuitos no Japão não são bem uma novidade para os organizadores da Fórmula 1. Cronogramas já tiveram alterações por causa das condições climáticas no país ao menos em duas situações.

Em 2004 e 2010, na cidade de Suzuka o mau tempo impediu o sábado de competições. Mas nos dois casos a classificação foi realizada no domingo pela manhã. Em 2004, o problema foi o Tufão Ma-on e em 2010 o problema não foi um tufão, mas fortes chuvas impossibilitaram a realização do cronograma inicial.

O Grande Prêmio do Japão deve acontecer no próximo domingo (13), no Circuito de Suzuka. Será a 17ª etapa da temporada da Fórmula 1 em 2019. 

LEIA MAIS
Fórmula 1: relembre momentos marcantes do GP do Japão