Juliana Veiga: Eu respiro esporte, e você?

Ex-ESPN e BandSports, Juliana Veiga estreia coluna no Torcedores

Juliana Veiga
Colaborador do Torcedores

Crédito: Arquivo pessoal

E aí galera, tô curiosa pra conhecer vocês. Quem são, o que gostam, quem os inspira, que esporte praticam, o que fazem… quero saber tudo. E vou contar um pouco sobre mim: sou
Juliana Teixeira Veiga, tenho 41 anos, sou corintiana, mas gosto de vários times. Depois de 11 anos trabalhando com futebol (foram quatro no BandSports e mais sete na ESPN) mudei meu jeito de ver o esporte. Gosto do Serrano de Petrópolis, do Flamengo, do Avaí (morei em Florianópolis), do Barcelona, do Borussia Dortmund e do Manchester City.

Mas sabe do que eu gosto mesmo? De esportes radicais. Snowboard, surf, wakeboard, stand up paddle, ciclismo e vários esportes olímpicos. Eles me despertam a curiosidade, me fazem acreditar que tudo é possível, e que às vezes não existe limite. Eu gosto, vivo, me interesso, pratico esporte desde criança, e entrei na TV por causa dele.

Nem todos sabem, mas fui atleta de snowboard, e ganhei até títulos brasileiros (era maluca, rs). Infelizmente sofri um grave acidente em 2000 e tive que parar de competir. Meu cotovelo direito virou do avesso – eu me jogava de umas rampas grandes, era insano!. E foi assim que fui convidada por uma produtora para apresentar o “Na Neve”, no SporTV, programa sobre esportes de inverno.

View this post on Instagram

Pra CIMA e pra FRENTE sempre. #TBT @veiga2k19 #CSTEAM quando vai ser a trip? ? Pra quem não conhece o esporte, #snowboard . Essa é uma das maneiras de subir a Montanha. O famoso “Poma Lift”, a primeira vez nele você nunca esquece. A minha foi um momento extraordinário. Nessa foto- 7:30 da manhã, estação vazia, antes do Campeonato Brasileiro de 2017. Dia de bota pra baixo. Prova Slalow. Muita neve em #corralco no Vulcão Lonquimay ?. Me apaixonei por este pico. Piscinas de água quente no resort @skicorralco na base da montanha. Qd tem muita neve vc pára na porta do hotel literalmente!!! Vale a Trip. Período de junho a setembro a Neve ❄ é perfeita. Oh, ?? JulianaVeiga turismo Ltda hahahaha

A post shared by Juliana Veiga (@julianaveigabr) on May 16, 2019 at 8:25am PDT

Viajei muito cobrindo vários lugares e eventos durante um ano, e de lá fui para o BandSports, onde trabalhei por quatro anos. Adoro a Band pelo ambiente família e por tudo que aprendi por lá. Depois disso fiquei cinco anos fora da TV e retornei em 2012 para a ESPN, que foi minha casa até o início de 2019… eu amo trabalhar em TV.

Mas essa história profissional só nasceu, como já falei, pela minha relação com o esporte. Logo aos dois anos minha mãe me colocou na natação, e eu nadei até uns 16 anos. Da piscina fui pras quadras, joguei vôlei no Pinheiros, pratiquei ginástica olímpica por cinco anos no Ginásio do Ibirapuera. Fiz equitação por um ano. Yoga foram seis anos. Snowboard outros nove. E surfo desde os sete. Minha vida gira em torno do esporte. Viagens ,escolhas, onde morar, o que fazer… sempre tem esporte envolvido.
E a minha primeira pergunta não pode ser diferente: que esporte vocês praticam? Quero conhecer, me contem. O esporte ensina, doutrina, educa. Que bom que esse espaço é pra isso. Tantos esportes, tantos atletas, tantos ídolos. O sonho cresce quando estamos focados, quando nos abrimos para o novo e nos permitimos aprender.

Prazer, eu adorei chegar. Tamu junto.

Leia mais

Renata Saporito: Jornalista, torcedora, com muito orgulho, com muito amor

Aira Bonfim: conheça a origem de uma das palavras mais importantes do futebol