“Gabrieis” decidem, Palmeiras vence o São Paulo e é campeão da Copa do Brasil Sub-17

Este foi o segundo título da Copa do Brasil Sub-17 conquistado pelo Verdão. Em 2017, o time alviverde superou o Corinthians na final

Dayvidson Soares
Jornalista, com passagens por Globoesporte.com, Lance! (Craque do Futuro) e Jornal Gazeta de Alagoas. Apaixonado por futebol e boas histórias.

Crédito: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras é campeão da Copa do Brasil Sub-17. Com gols de Gabriel Veron e Gabriel Silva, o Alviverde venceu o São Paulo por 2 a 0 no estádio do Pacaembu, na tarde desta quarta-feira (2), e conquistou o título nacional.

Os garotos do Verdão tiveram que reverter a vantagem do Tricolor Paulista, que venceu o primeiro jogo da final por 3 a 2, para ficar com a Taça.

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Logo nos primeiros lances de jogo, o Palmeiras mostrou por que tem o melhor ataque da Copa do Brasil Sub-17. Aos quatro minutos, em trama armada por Vanderlan e Ruan, a bola beijou o poste esquerdo do goleiro Young.

Não demorou muito para o Verdão agredir novamente o São Paulo: aos oito, Veron levou a melhor na corrida, deixou seu marcador no chão em finta já dentro da grande área e chutou forte, de direita, para abrir o placar para o time alviverde no Pacaembu. Golaço!

Apesar das tentativas do São Paulo de igualar o marcador, o Verdão criou as melhores chances para chegar ao segundo gol. Em uma delas, aos 41 minutos, Gabriel Silva recebeu com liberdade na entrada da grande área e chutou no canto esquerdo de Young, para ampliar.

Já na segunda etapa, o time adversário tentou diminuir o placar em diversas oportunidades, mas teve os ataques parados pela defesa palmeirense. O jogo permaneceu truncado na maior parte do tempo, e restou ao Verdão administrar a vantagem com as alterações promovidas pelo técnico Artur Itiro. A equipe quase chegou ao terceiro gol em bela trama de Marcelinho pela direita, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Retrospecto na competição

O Verdão termina o torneio com sete vitórias e duas derrotas, 35 gols marcados (melhor ataque) e oito sofridos, além de ter os dois artilheiros do campeonato: João Pedro (8 gols) e Gabriel Silva (7 gols). Veron, Ruan, Bruno Menezes (3 gols cada), Rogério, Daniel Melo (2 gols cada), Daniel Alves, Kevyn, Naves, Renan, Garcia, Marcelo e Vitinho (um gol cada) também foram para as redes ao longo da campanha palestrina.

Este foi o segundo título da Copa do Brasil Sub-17 conquistado pelo Verdão. Em 2017, o time alviverde superou o Corinthians na final, justamente no estádio do Pacaembu. O time do técnico Artur Itiro tem faturado inúmeros títulos importantes nos últimos anos, com destaque para o bi Mundial de Clubes Sub-17, em 2018 e 2019, e o Paulista de 2018, entre outros.

A vaga do Palmeiras na decisão foi garantida após superar o Fluminense na semifinal com vitória por 6 a 2 no placar agregado das duas partidas. Antes disso, o Alviverde derrotou o Betim-MG nas quartas de final (6 a 1 no placar agregado), o Náutico nas oitavas (15 a 2 no agregado) e o União Rondonópolis, em jogo único na primeira fase, por 4 a 0.

Esta é a 29ª conquista das categorias de base do Palmeiras em 2019 – o clube já superou seu recorde histórico, que era de 23 estabelecido do ano passado. A equipe Sub-17 levantou três desses troféus: além da Copa do Brasil, venceu também a SNAF Mondial Cup, na França, e o Mundial de Clubes, na Espanha, de forma invicta.

LEIA MAIS:

Palmeiras x São Paulo: Assista à final da Copa do Brasil Sub-17 ao vivo

VÍDEO: Emprestado pelo Palmeiras, Arthur Cabral marca mais dois gols na Europa

Brasileirão Sub-20: Veja a provável escalação do Palmeiras para jogo contra o Vasco