Presidente da Fifa lamenta calendário brasileiro e questiona: “Sério?”

Brasileirão não será pausado para a realização da Copa América e clubes podem ser desfalcados por até nove rodadas

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: (Foto: reprodução Youtube)

Ainda faltam dois meses para a temporada 2019 acabar, mas o calendário 2020, divulgado pela CBF nessa quinta-feira (03), já está dando dor de cabeça aos clubes. Isso porque a Copa América será realizada durante o Brasileirão e vai desfalcar as equipes em até nove rodadas.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi questionado sobre o calendário do futebol brasileiro e se mostrou surpreso ao saber que o Brasileirão não iria parar durante a Copa América. “Sério? Não para? No meio da competição?”, questionou o mandatário à reportagem do UOL.

A Copa América de 2020 terá início no dia 12 de junho e irá até 12 de julho. Nesse período, diferente do que aconteceu neste ano, não irá haver paralisação do Brasileirão. Como é uma data Fifa, os clubes são obrigados a liberar os jogadores convocados. Infantino lamentou a situação e afirmou que a mudança do calendário brasileiro, se adequando ao internacional, é uma das prioridades.

“Temos de olhar ao calendário de jogos, inclusive no Brasil. É uma pena, já que é uma competição oficial e os jogadores devem ser liberados. O Brasileirão é o campeonato nacional mais importante da América do Sul…”, disse ao UOL após um evento na sede da OMS.

A CBF, por sua vez, comemora o fato de ter as datas Fifa livres. No entanto, vale ressaltar que as mesmas não são tão livres assim, pois há um período de preparação e os jogos do Brasileirão acontecem menos de 72h depois dos amistosos ou Eliminatórias.

LEIA MAIS

Calendário 2020 da CBF tem redução dos Estaduais e conflita com Carioca e Paulistão

Brasileirão: veja como estaria a tabela sem VAR após os jogos dessa quarta (02)

Ataque, defesa, aproveitamento… veja os melhores times da Série A em 2019 após a 22ª rodada do Brasileirão