Sampaio Corrêa x Náutico: Retrospecto amplamente favorável ao Timbu

Histórico positivo para a final da Série C: superioridade do Timbu e ausência de revés grande para os alvirrubros no retrospecto de Sampaio Corrêa x Náutico

Anderson Lima
Colaborador do Torcedores

Crédito: Facebook Oficial / Clube Náutico Capibaribe

Às vésperas da finalíssima do Brasileirão Série C 2019, os torcedores alvirrubros podem ficar sossegados se confiarem no histórico de Sampaio Corrêa x Náutico. É que o retrospecto é bastante favorável ao Timbu.

Na história das duas equipes nordestinas, foram realizadas 17 partidas desde o Brasileiro Unificado de 1976. Dessas, são 10 vitórias do Timba, 4 empates e apenas 3 vitórias da Bolívia Querida.

Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!!

Recentemente quem manda é o Náutico

Nas últimas quatro partidas (todas realizadas neste ano de 2019), o Náutico venceu em todas. A primeira foi na Copa do Nordeste, vencendo por 2 a 1 nos Aflitos, em março. Foram 2 a 0 e 2 a 1 nas partidas de ida e volta pelo Grupo A na 1ª fase do Brasileirão Série C. A última foi a partida de ida da final, um 3 a 1 nos Aflitos no domingo passado (29).

A última vitória do Sampaio Corrêa aconteceu no returno do Brasileirão Série B 2016.

Derrotas do Timbu historicamente não são tão expressivas

Nas três derrotas do Náutico ao longo da história, não aconteceu diferença tão grande quanto o que o Sampaio precisa para ser campeão: dois (para ir aos pênaltis) ou três gols.

Coincidentemente, todas as vitórias do Tubarão foram no Brasileirão Série B. Além disso, foram por um gol de diferença apenas: 4 a 3 na edição de 2016; 1 a 0 na de 2002; e 2 a 1 nos Aflitos em 2001.

Caso o Sampaio Corrêa vença por apenas 1 gol de diferença, o título fica com o Náutico, pois os pernambucanos venceram por 3 a 1 na partida de ida.

Favoritismo do Náutico também em São Luís

Com mando de campo do time maranhense, os mandantes ficam também em prejuízo. Foram oito partidas realizadas, sendo somente 2 vitórias do Sampaio (em 2002 e 2016), 3 empates e 3 vitórias do Timbu.

Maior sequência de vitórias do Timbu é agora

No confronto Sampaio Corrêa x Náutico, a maior sequência positiva do clube alvirrubro de Recife é de quatro partidas. Isso ocorreu tanto no século XX (partidas pelo Brasileirão Unificado nas edições de 1976 e 1979 e na Copa João Havelange em 2000), quanto agora, nas quatro partidas disputadas em 2019.

Caso vença, o Náutico aumentará a marca histórica de vitórias consecutivas para cinco – nunca ocorrido antes.

LEIA MAIS:
Sampaio Corrêa x Náutico: quem vai ser o campeão da Série C? Vote!
Álvaro nega renovação até o momento, mas diz que quer ficar no Náutico
Presidente da CBF sobre o calendário do futebol brasileiro em 2020: “todos ganham: clubes e seleção”