Nosso país sempre foi um grande destaque no vôlei, tanto na praia ou quadra, e para ambos os gêneros de jogadores. Nesse caso, com 12 atletas prontas para o desafio no Japão, o time feminino garantiu vaga no torneio Pré-Olímpico após as vitórias sobre as seleções de Camarões, República Dominicana e Azerbaijão.
Vôlei Masculino
Já o time masculino encontrou maiores dificuldades para se classificar, mas alcançou o objetivo de ir aos jogos depois de uma batalha épica contra a seleção da Bulgária. Em um jogo aparentemente perdido, os meninos de ouro do Brasil não se deixaram abater e conseguiram virar o placar que garantiu a classificação para Tóquio 2020.
Futebol Feminino
O ano de 2020 também marca a presença ilustre da nossa seleção feminina de futebol. Marta e companhia chegam fortes para o torneio após a vaga conquistada lá em 2018, no hexacampeonato da Copa América, após atropelar todos os adversários em uma campanha histórica de 7 vitórias, com 31 gols marcados e apenas 2 sofridos durante toda a competição.
Natação Masculina
A equipe de natação brasileira também vem forte para os jogos de 2020, onde 12 atletas irão participar das provas de revezamento na busca por uma medalha. A classificação foi garantida no Mundial de Esportes Aquáticos, que aconteceu na Coréia do Sul em julho deste ano.
Canoagem de Velocidade
Mais uma modalidade que garantiu vaga nos jogos de Tóquio foi a canoagem de velocidade, onde Isaquias Queiroz e Erlon de Souza garantiram a vaga, na categoria C2 1000m, por meio da disputa acirrada no Mundial de Canoagem e Paracanoagem ocorrido em Szeged, na Hungria.
Outro atleta que carimbou o passaporte foi Pedro Gonçalves, mas na modalidade K1 masculina. De qualquer forma, os três atletas classificados na modalidade chegam com força ao Japão em um esporte onde o Brasil vem se destacando nos últimos anos.
Já na Canoagem Feminina, Ana Sátila conquistou o índice olímpico em duas modalidades: na C1 e K1. No entanto, como não é possível uma atleta disputar duas provas distintas, Sátila optou pela K1, prova onde suas chances de boa colocação são maiores.
Handebol Feminino
A seleção brasileira de Handebol feminino também assegurou vaga para o oriente na conquista do hexacampeonato dos jogos Pan-Americanos, disputado em Lima, no Peru. Após a vitória sobre a seleção da Argentina, as 14 atletas do Brasil chegarão em Tóquio como favoritas na busca por uma medalha.