Tóquio realiza primeira reunião com voluntários das Olimpíadas

Faltando menos de 300 dias para os Jogos, voluntários se reuniram em Tóquio pela primeira vez para o início dos treinamentos

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/ COI

Falta cada vez menos! Os voluntários que trabalharão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, se reuniram nesta quinta-feira (10). Foi a primeira reunião oficial para o início dos treinamentos para a competição. O evento foi realizado no Centro da Juventude do Memorial das Olimpíadas Nacionais em Tóquio. 

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Como em todas as edições de Jogos Olímpicos, os voluntários deverão exercer um papel chave na organização do evento. As tarefas variam da relação com o torcedor até a responsabilidade de informar os atletas e participar das Cerimônias.

A primeira reunião teve como objetivo o reconhecimento dos colegas de trabalho e o aprofundamento do conhecimento acerca da história das Olimpíadas. Muitos voluntários de fora do Japão estiveram na preparação. 

Além de aprender sobre a história dos Jogos Olímpicos, os futuros voluntários também começaram a receber os treinamentos sobre respeito aos valores da diversidade e inclusão, que estão na Carta Olímpica. 

No final de cada reunião, que conta com no máximo 300 pessoas, os voluntários escreveram cartas para si mesmo em 2020. Dessa maneira, eles verão a evolução durante este ano de preparação.

“Eu estou trabalhando com a Copa do Mundo de Rugby agora. Nos últimos anos também ajudei o Campeonato Nacional de Triatlo e a Maratona de Tóquio. Mas eu estou muito ansiosa pelas Olimpíadas, especialmente por esse treinamento. O conteúdo é muito interessante e tudo parece muito divertido”, disse Karen Leen, uma norte-americana que vive em Tóquio. 

O interesse

De acordo com informações do Comitê Organizador Local do Jogos, foram recebidos mais de 200 mil pedidos para participar do programa de voluntariado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas, destes apenas 80 mil pessoas foram selecionadas para atuarem na competição.

A fim de atender a todos os futuros voluntários, o Comitê decidiu realizar o treinamento em várias cidades do país até o final de fevereiro de 2020. 

LEIA MAIS

BandSports transmitirá as Olimpíadas de Tóquio