Abel Neto, da Fox, crê que seleção precisa ser montada com Neymar para sonhar com títulos

O apresentador do programa Tarde Redonda do Fox Sports, foi o convidado da Web Rádio Arena BR, e falou de Seleção Brasileira, Tite e Brasileirão 2019

Ricardo Antunes
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divugalção/FOX Sports Brasil

Abel Neto participou do Arena Esportes da Web Rádio Arena BR, apresentado por PH Andrade, na noite da última terça-feira (19), e argumentou sobre temas relevantes do momento como: seleção brasileira, Tite e Brasileirão 2019.

Dentre alguns tópicos comentados no bate-bapo, Abel Neto acredita que a seleção sempre foi formada por jogadores decisivos quando se fala em conquistas. Atualmente, o apresentador só vê Neymar com este grande potencial, apesar da irregularidade, e por isso o atleta do PSG precisa estar inserido na amarelinha.

“Para sermos campeões precisamos de um bom treinador, um bom trabalho, um bom esquema-tático. Ter um bom preparo físico e jogadores que decidem. Todas as vezes que fomos campeões do mundo tínhamos foras de série: Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo… enfim todos esses jogadores. Eu acho que para gente sonhar com grandes conquistas, tem que fazer o time com o Neymar, que é o único fora de série que a gente tem”, pontuou Abel Neto.

Ouça na íntegra o bate-papo com Abel Neto: https://open.spotify.com/episode/4Mp4TNwCtjPqFQ1Cmtz4oP?si=kaebEJsIShW5QPjEIgSvUQ

CONFIRA OUTROS TEMAS COMENTADOS POR ABEL NETO:

SELEÇÃO BRASILEIRA

“A seleção brasileira é uma coisa muito complexa, porque a cobrança é sempre muito grande, é enorme, é sempre o que está acontecendo no momento. As pessoas sempre esquecem do que passou, porque eu lembro quando o Tite assumiu, ele começou arrebentando, a seleção estava fora do grupo que se classificaria para Copa do Mundo da Rússia. Aí ele começou ganhando o jogo lá no Equador, depois foi aquela campanha espetacular e que tinha que ser candidato a presidente da República. Ai veio a Copa do Mundo e não foi o que todo mundo esperava, e agora eu entendo que pós-Copa é o processo de renovação, que ele está fazendo”.

“Eu acho que principalmente no ataque é onde se tem muita coisa para ser acertada. Aí cabe a renovação, a mesma coisa eu penso no meio-campo Philippe Coutinho, vai ou não vai? Vai ser aquele jogador que foi bem demais no Liverpool ou o que não deu certo no Barcelona? É uma incógnita. Paquetá também é uma incógnita, então tudo depende de jogadores e não só do técnico Tite também”.

“Para sermos campeões precisamos de um bom treinador, um bom trabalho, um bom esquema-tático. Ter um bom preparo físico e jogadores que decidem. Todas as vezes que fomos campeões do mundo tínhamos foras de série: Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo… enfim todos esses jogadores. Eu acho que para gente sonhar com grandes conquistas, tem que fazer o time com o Neymar, que é o único fora de série que a gente tem”.

PROCESSO DE RENOVAÇÃO NA SELEÇÃO

“Se a gente for ver alguns jogadores que estiveram hoje nesta vitória sobre a Coreia do Sul, por exemplo, Lucas Paquetá que já esteve no último jogo contra a Argentina, o Renan Lodi, o próprio Éder Militão… o processo de renovação que está acontecendo na seleção brasileira ele sempre é muito difícil, porque a Seleção a gente sempre quer que não só vença os jogos. O resultado é fundamental, mas que também jogue um bom futebol. Então eu acho que realmente está faltando algumas coisas, às vezes eu acho que o Tite demora para colocar alguns jogadores, mas ao mesmo tempo é um processo de recuperação, esses amistosos é exatamente para testar jogadores “.

“Eu acho o que importa é realmente o que começa no ano que vem, a partir de março, que são as Eliminatórias e não os amistosos. Falta muito para seleção realmente, falta muita coisa, mas o processo de renovação ele é lento, tem que ter paciência, são jogadores que estão entrando, e paciência nunca foi o forte do torcedor brasileiro. Especialmente do torcedor da seleção brasileira. A própria seleção campeã em 94 com o Parreira, o processo de renovação começou antes com o Paulo Roberto Falcão, que acabou sendo demitido, mas o Falcão começou a levar alguns jogadores como: Mauro Silva, o Cafu e outros que depois acabaram sendo fundamentais com a camisa da seleção”.

RENAN LODI

“Eu me lembro de ter visto o Renan jogar várias vezes no Athletico Paranaense. Eu já achava que ele devia ter oportunidade na seleção antes, e não sei porque isso acontece. Isso é uma crítica que eu faço não só o Tite, mas quase todos técnicos da seleção, que muitas vezes o jogador só é convocado quando vai para Europa. O Renan Lodi já poderia ter sido chamado quando estava no Athletico Paranaense, ele estava voando. Aí praticamente só foi convocado quando foi jogar na Europa no Atlético de Madrid”.

“Acho que não tem que esperar mais nada não, tem que dar a camisa para ele, até porque as opções que a gente tem na lateral esquerda, pelo menos os que têm sido chamado… o Marcelo está no processo de queda do futebol dele, mas o outro é o Alex Sandro. Então eu vejo muito potencial no Renan Lodi, se ele jogar o que jogou pode dar a camisa de titular para ele”.

JOGADORES COM POUCAS OPORTUNIDADES NA SELEÇÃO

“O Everton Ribeiro na minha opinião é o melhor jogador do Flamengo e é difícil falar quem é o melhor jogador do Flamengo atualmente, porque tem Gabigol, Bruno Henrique, Gerson, Arrascaeta. O Everton é o coração desse time, está jogando muito, como ele já jogou muito naquele Cruzeiro bicampeão brasileiro 2013/2014.

O Bruno Guimarães, está jogando muita bola no Athletico Paranaense, é pretendido por grandes da Europa. Jogadores com poucas oportunidades na seleção, Rodrygo, Vinicius Junior, esses do Flamengo, Dudu dificilmente vai com Tite… é muita gente, é um processo de renovação, é muito difícil, sempre muito complicado”.

TITE

“Eu sou a favor da continuidade. Acho que o Tite tem que ser o técnico até a Copa do Mundo, passa por um momento difícil. A Seleção não está jogando um bom futebol, mas que o Tite tem que fazer é relembrar de alguns momentos, foi campeão brasileiro pelo Corinthians em 2011 onde foi campeão, mas recebeu muitas críticas de ‘empatite’, ‘ganha de 1 a 0′”.

“Ai teve o ano sabático, foi para Europa, voltou a ser técnico do Corinthians. E aquele Corinthians de 2015 era o Corinthians que se defendia como os times do Tite se defendem e jogava muita bola na frente. Tinha o Jadson voando, o Renato Augusto… O Tite já provou que além de ser um técnico que arma o time defensivamente, pode fazer o time jogar bola, esse é o objetivo, é a responsabilidade que ele tem agora com a Seleção nesse processo de renovação. Então eu acho que ele deve continuar. Agora se tiver dois ou três resultados ruins, se estiver mal na tabela das Eliminatórias, a pressão vai ser muito grande, como já aconteceu com vários outros técnicos”.

BRASILEIRÃO 2019

“Acho que foi uma rodada (33° rodada) um pouco fraca, em relação a muitos empates, muito 0 a 0 e 1 a 1, não foi das melhores não”.

– Quem vai cair?

“Difícil eu cravar, Avaí já foi matematicamente, a Chape com certeza vai, o CSA também vai, esboçou uma reação no início do 2° Turno, mas pela pontuação se não me engano 29 pontos, não tem mais jeito. Esses três vão cair com certeza. Ai tem quatro clubes que estão implorando e fazendo o esforço incrível para cair, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Ceará. É difícil eu cravar quem vai cair, porque os quatro estão jogando muito mal”.

“Ceará e Botafogo iniciaram o campeonato de uma forma legal, estavam ali no meio da tabela, mas estão caindo muito no 2° Turno. Cruzeiro e Fluminense praticamente o campeonato inteiro jogando mal, então desses quatro vai sair um, difícil cravar realmente. Eu andei olhando a tabela e todos tem jogos difíceis. O Ceará tem jogos muito difíceis em casa contra o São Paulo, depois vai pegar o Flamengo no Maracanã… enfim desses quatro, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Ceará, olha é difícil saber quem merece mais cair”.

LEIA MAIS:
Comentarista da ESPN sugere seleção brasileira com oito jogadores do Flamengo
Juliana Veiga: Os meninos da seleção sub-17 deram aula